Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Com alta disputa no mercado de trabalho, candidatos alemães estão enganando seus empregadores

Segundo pesquisa, uma a cada duas empresas na Alemanha está batalhando para encontrar mão de obra realmente qualificada.

Publicado

em

56% dos recrutadores afirmam que o sumiço de candidatos qualificados a vagas de emprego tem aumentado cada vez mais ao passar dos anos.

Como é grande a procura por bons trabalhadores na Alemanha, os empregadores estão cada vez mais receosos, pois inúmeros candidatos não prosseguem durante as entrevistas, assim gerando mais dificuldades para encontrar mão de obra qualificada.

Por mais que as empresas descartem candidatos indesejados, aqueles que são mais qualificados começaram a desaparecer durante a contratação. É o que revela uma pesquisa com 400 recrutadores, realizada pelo site Indeed no dia 1° de agosto.

A maioria dos recrutadores afirmou que o aumento dos casos ocorreu durante o ano passado, tendo menos da metade afirmado que isso ocorre pelo menos uma vez na semana. Além disso, um a cada 10 recrutadores destacaram que perdem o contato com algum candidato. Por mais que a perda de contato seja comum entre homens e mulheres, os candidatos do sexo masculino tem desaparecido com mais frequência que as do sexo feminino.

É visto também que uma a cada duas empresas na Alemanha estão batalhando para encontrar mão de obra realmente qualificada. E pela grande procura desses profissionais, elas seguem cada vez com mais dificuldades.

Os números só confirmam a grave escassez no encontro de mão de obra qualificada que empresas alemãs estão enfrentando. Isso se dá pois a população está em um rápido envelhecimento, e por conta da pandemia, também são induzidas mudanças comportamentais.

Ainda se vê que a mão de obra não é mais o único insumo que vem trazendo problemas, pois a escassez no fornecimento e custos de energia cada vez mais altos também acabam pesando na produção. Sendo assim, torna-se cada vez mais difícil para a empresa se manter.

Por mais comum que esteja se tornando a perda de contato com os candidatos antes mesmo de uma entrevista, mais de 50% dos recrutadores afirmam que também não tem uma resposta após a conversa. Um a cada cinco recrutadores ainda disse que é ignorado mesmo depois que o candidato já havia aceitado a vaga de trabalho, e que 7% dos candidatos selecionados não apareceram no primeiro dia de trabalho.

Tim Vershoeven, especialista em recrutamento do Indeed, afirma que “os candidatos muitas vezes têm a escolha entre inúmeras boas opções, assim como as empresas, assim não seguindo todos os processos de inscrição até o fim, fazendo com o que os recrutadores tenham que encontrar outra pessoa qualificada para aquele cargo”.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS