Economia
2021 foi marcado pela alta na produção de ovos no Brasil; entenda o motivo
Foram cerca de 4,8 bilhões de dúzias produzidas no ano passado. Esse número mostra um aumento de 1,7% em relação a 2020.
Uma pesquisa do IBGE divulgada nesta quinta-feira (22) mostrou que em 2021 a produção de ovos bateu recordes no Brasil. De acordo com os dados encontrados, foram cerca de 4,8 bilhões de dúzias produzidas no ano passado, e esse número mostra um aumento de 1,7% em relação a 2020.
De acordo com o IBGE, o ovo serve como substituto para carne, principalmente em momentos em que os cortes apresentam altos preços de mercado.
Desde 1999, a produção de ovos vem em uma crescente. Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, foi o município que mais produziu ovos. Em 2021, chegou a produzir 339,5 milhões de dúzias.
Este aumento deve-se ao crescimento do consumo de ovos pela população, que teve de substituir a carne devido ao preço alto. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no ano passado as carnes apresentaram um acumulo de inflação de 8,45% no país.
O grande campeão entre os cortes que mais aumentaram de preço no ano passado foi o filé mignon, que mostrou um aumento de 30,91%, seguido da carne de carneiro, com 17,71%, da picanha, com 17,36%, do fígado, com 14,73% e do músculo, com 12,02%.
Já o leite não teve crescimento de produção no ano passado, inclusive contou com uma leve queda de produção em relação a 2020. O resultado mostrou uma produção de 35,305 bilhões de litros em 2021, contra 35,316 no ano anterior.
Essa queda se deu por dois fatores principais. Um deles foi devido à geada e à seca que acabaram prejudicando a alimentação das vacas, causando impacto na produção do leite, e o outro foi o alto custo do produto. Esses fatores acabaram desestimulando os produtores no aumento da produção.
O maior produtor de leite em 2021 foi o município Castro, no Paraná (cerca de 160 km de Curitiba). Foram 381,7 milhões de litros produzidos pela região.
Outro produto que a pesquisa do IBGE acompanhou foi o mel, que voltou a crescer em relação ao ano anterior. O Brasil produziu em 2021 55,8 mil toneladas de mel, que representa um aumento de 6,4% em relação a 2020.
O Paraná aparece novamente entre os maiores produtores, dessa vez com a cidade de Arapoti, que chegou à marca de produção de 925,6 toneladas do produto.

-
Economia2 dias atrás
Tarifa de 50% dos EUA deve aumentar ou reduzir os preços no Brasil?
-
Economia1 dia atrás
Bolsa Família mudou! Entenda as novas regras e como elas afetam o benefício
-
Tecnologia1 dia atrás
Celular na tomada a noite toda faz mal? Veja o que pode (ou não) danificar a bateria
-
Agronegócio2 dias atrás
Qual o salário de um piloto de drone agrícola? Conheça a carreira que está bombando
-
Mercado de Trabalho17 horas atrás
Uso indevido do vale-refeição pode levar à demissão por justa causa
-
Educação18 horas atrás
Mãe é penalizada em R$ 100 mil por praticar ensino domiciliar
-
Loterias7 horas atrás
Preço da Mega-Sena acaba de subir: veja quanto vai custar apostar
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se o feriado cair no sábado, posso folgar depois? Veja o que diz a lei