Conecte-se conosco

Artigos

Realize o sonho de dirigir com a CNH Social; entenda o programa

Programa do Governo Federal concede a pessoas em vulnerabilidade social e financeira tirar a primeira CNH de forma gratuita.

Detran alerta: Atenção para diferenças para quem vai tirar CNH pela primeira vez

Todo mundo sabe que o preço para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está bem alto, muitas vezes, chegando quase ao valor de R$ 4 mil. Muitas pessoas a querem para ter o direito de dirigir, mas não dispõe deste valor todo.

Hoje em dia, é quase indispensável saber dirigir, isso porque até certas vagas de emprego e concursos estão exigindo a CNH como pré-requisito. Mas fica muito inacessível pagar este valor se a família for de baixa renda.

Mesmo com algumas facilidades que são oferecidas, como o parcelamento de certas fases do processo, fica inviável dispor do valor total. Mas tem uma saída para quem precisa da licença e não tem condições.

Estamos falando da CNH Social, que é um programa que oferece a primeira habilitação de forma gratuita para pessoas que estejam passando por vulnerabilidade social e financeira.

O programa foi criado em 2011 e é destinado a pessoas cujo as famílias estejam registradas no Cadastro Único. Além destas, pessoas negras, indígenas, transexuais, idosas, vítimas de violência e egressas do sistema socioeducativo, também possuem oportunidade de participar.

Entretanto, é preciso cumprir alguns requisitos para entrar no programa, como ter no mínimo 18 anos de idade, saber ler e escrever, estar desempregado por pelo menos um ano e ter renda familiar de no máximo dois salários mínimos.

Além disso, no caso de vagas para a modalidade estudantil, o aluno tem estudar na rede pública de ensino. Outro requisito é estar sendo beneficiado por algum outro programa social do Governo Federal.

Cada região do país pode possuir seus requisitos particulares, então, é importante se informar com atenção sobre eles. Outra diferença é na data de inscrição para o programa. Cada município possui um período para selecionar novos participantes, então é preciso ficar de olho.

Esse tipo de informação, muitas vezes, é anunciado em páginas oficiais do seu município, por isso, é preciso sempre ficar de olho. Além disso, você pode acessar o site do Detran da sua região ou, até mesmo, ir até a sede mais próxima.

Em Itabuna, na Bahia, por exemplo, o município solicitou que os participantes tivessem tomado pelo menos três doses da vacina contra o Covid-19 antes de realizar as inscrições.

O número de vagas também difere de região e quase sempre são preenchidas por conta de um sorteio e análise de requisitos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS