Finanças
Aposentadoria ganhará um valor adicional! Entenda quem terá acesso!
Segundo o INSS, indivíduos incapacitados receberão um valor adicional de 25% na aposentadoria para contratação de cuidador.
A aposentadoria é um dos direitos dos trabalhadores concedidos pelo Governo Federal através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Grande parte das pessoas que recebem esses benefícios já estão em uma idade que necessitam de cuidados específicos, como ir a médicos e ter uma alimentação regrada para possuir uma boa saúde e evitar complicações futuras.
No entanto, muitos desses indivíduos estão incapacitados e é quase impossível que não necessitem de ajuda e atenção especial. Nesse sentido, os cidadãos aposentados que possuem uma condição degradante de saúde e vivem sozinhos poderão receber uma ajuda extra do INSS.
Recentemente, o Instituto comunicou que irá adicionar 25% diretamente no valor da aposentadoria. Logo, com esse acréscimo o teto da aposentadoria passará de R$ 7.087 para R$ 8.859. Nessa lógica, poderão realizar a solicitação todos aqueles segurados que possuem algum tipo de incapacidade.
Esse auxílio adicional é voltado para que essas pessoas possam contratar um cuidador para ajudar nas tarefas diárias. Para receber esse valor adicional, o segurado terá que estar algumas das situações abaixo:
- Cegueira total;
- Perda de todos os dedos da mão;
- Paralisia de membros superiores ou inferiores;
- Perda das pernas sem possibilidade de prótese;
- Perda de uma das mãos e dois pés;
- Perda de apenas um braço ou uma perna sem possibilidade de prótese;
- Alteração grave de faculdades mentais impossibilitando a vida sozinho;
- Pessoas acamadas;
- Incapacidade permanente para atividades diárias.
Dessa maneira, caso a pessoa esteja incluída em alguma dessas situações, ela poderá solicitar o valor extra seguindo os passos citados abaixo. Confira!
Para receber esse valor é necessário que a pessoa agende uma perícia médica para que o INSS compreenda se há a necessidade desse pagamento. Além disso, o segurado deverá realizar o processo online.
- Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo no seu celular;
- Toque em “Agendar Perícia”;
- Em seguida, escolha a opção “Novo Requerimento”;
- Depois, toque em “Perícia Inicial” caso seja a primeira vez que o aposentado passa pelo processo. Se não, clique em “Perícia Prorrogada”, caso já esteja em benefício.
Para que tudo ocorra bem no dia da sua perícia, é necessário que você não esqueça de levar os seus documentos solicitados no dia, como o CPF, RG, exames e laudos médicos.
Por fim, para aqueles que não possuem acesso a internet, é possível realizar o pedido desse valor adicional através da central de atendimento do INSS no telefone 135.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças10 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Finanças2 dias atrás
É possível consultar o CPF de alguém apenas pelo nome?
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Economia2 dias atrás
Aluguel disparou! Veja as capitais mais caras para morar no Brasil
-
Política8 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores