Conecte-se conosco

Finanças

14°salário do INSS será pago até dezembro de 2022?

Milhares de brasileiros esperam a liberação do pagamento há dois anos e têm esperanças de uma boa notícia ainda em 2022.

Publicado

em

14º SALÁRIO DO INSS

Após longos dois anos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda estão ouvindo a mesma história sobre um possível pagamento de 14° salário.

É por isso que milhares de beneficiários vêm questionando agora se o valor será, enfim, pago até o fim deste ano, mas eles podem não ter a notícia que tanto esperam.

Os anos pandêmicos influenciaram na criação da proposta para auxiliar milhares de brasileiros que passaram pela pandemia com condições financeiras cada vez mais precárias. Os alimentos, por exemplo, aumentaram consideravelmente, bem como o combustível.

Pra piorar, após a pandemia, o mundo ainda está enfrentando a guerra entre Rússia e Ucrânia. Sendo assim, os custos ainda estão sob uma pressão muito alta, e a proposta do 14° seria uma forma de amparar milhares de famílias.

Mas, afinal, qual é a possibilidade de o 14° sair este ano?

A resposta, infelizmente, não condiz com a expectativa do público. Não há possibilidade de o 14° ser pago este ano. O Projeto de Lei nº 4.367/20 que ordena o pagamento do 14° salário teve o texto da proposta retirado por Arthur Lira, presidente da Câmara. Sendo assim, a proposta de pagamento sofreu com uma manobra que não era esperada. O PL havia sido analisado há dois anos.

Além de retirar o texto da sessão, o presidente da Câmara o submeteu a uma Comissão Especial. Por meio dessa ação, o avanço de mais de um ano retornou à estaca zero, foi reiniciado e ainda terá de ser reavaliado.

Portanto, além de não ter nenhuma possibilidade de o benefício ser pago ainda este ano, a proposta para os anos seguintes também pode não sair.

O que irá acontecer caso o 14° seja aprovado?

Serão beneficiados pelo 14°, caso o PL seja aprovado: quem recebe o auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte, aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-reclusão. O valor será entre um salário-mínimo para os beneficiados que ganham sob o piso nacional e até dois salários-mínimos para quem ganha mais que o piso.

Sendo aprovado, os beneficiados receberão, também, referente aos anos 2020 e 2021, que originou o PL durante a pandemia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS