Economia
INSS: mudanças inéditas que podem afetar a população
A Reforma da Previdência prevê grandes impactos para quem estava planejando e sonhando com a aposentadoria unificando duas categorias.
Uma mudança poderá gerar em redução de número previstos para salário mínimo e para quem está sonhando com a aposentadoria. A nova Reforma apresenta uma aposentadoria de idade e tempo de contribuição. Confira:
A Previdência Social decidiu que algumas mudanças serão realizadas e começarão a valer em todo o Brasil em breve. É uma pauta que tem a sua devida importância, pois irá afetar a vida dos brasileiros de forma considerável em relação a vida profissional ou somente por causa dos benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Esta Reforma Previdenciária foi aprovada em outubro de 2019 e muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre a futura aposentadoria.
Aposentadoria
A Previdência Social unificou as duas formas de se aposentar que existia anteriormente, unindo o tempo e a idade do trabalhador. Desta forma, para ser possível se aposentar, também será necessário que seja cumprido o tempo de trabalho junto à idade que o INSS determinou.
Para mulheres que trabalham em empresas privadas e urbanas, será preciso alcançar 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. Para os homens, serão 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.
Para os servidores públicos, a mulher precisar chegar aos 62 anos de idade e 25 anos de contribuição; os homens, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição.
Esses são exemplos da mudança realizada pela Previdência Social e deverá afetar diversos brasileiros que terão de contribuir durante mais tempo.
Aposentadoria especial
Para a aposentadoria especial, os números variam: para quem exerce atividade especial de menor risco, são 60 anos de idade e 25 anos de contribuição; atividade especial de nível médio de risco, são 58 anos de idade e 20 anos de contribuição; para o maior nível de risco, 55 anos de idade e 15 anos de contribuição.
Qual é o valor das aposentadorias?
Antes da Reforma da Previdência, a média de cálculos girava em torno de 80% dos salários maiores. Agora, com as alterações, o cálculo passa a ser em média de 100% dos salários.
Essa alteração também pode ter sido prejudicial aos trabalhadores porque o valor irá diminuir a quantia que receberão da aposentadoria, sendo que a maioria dos brasileiros recebem ou receberam salários baixos em dado momento.
O Ministério da Economia também comentou sobra a redução da previsão do salário mínimo para o ano de 2023, sendo uma decisão sentida diretamente pelos trabalhadores, havendo uma mudança no seguro-desemprego que destina-se aos trabalhadores demitidos sem justa causa.

-
Empresas19 horas atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia17 horas atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Saúde2 dias atrás
Banana à noite faz mal?
-
Economia7 horas atrás
Vai deixar bens para os filhos? Veja como escapar da ‘mordida’ do novo imposto sobre herança
-
Finanças16 horas atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Automobilística2 dias atrás
Isenção do IPVA para idosos: como funciona e quem tem direito?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
10 franquias baratas para trabalhar de casa com investimento a partir de R$ 4.990
-
Finanças2 dias atrás
Quantas milhas são necessárias para viajar? Veja como planejar e economizar