Conecte-se conosco

Curiosidades

Árvore considerada a mais velha do mundo é descoberta no Chile!

Cientista chileno vai a fundo na pesquisa para saber se o recorde de árvore mais velha do mundo será quebrado ainda este ano.

Publicado

em

Cientista chileno acredita ter feito uma descoberta daquelas que só fazemos uma vez na vida ao encontrar algo inédito. Ele encontrou no sul do Chile um parque que possivelmente abriga a árvore mais antiga de todo o mundo. Um recente estudo divulgado mostrou um cipreste patagônico, popularmente conhecido como alicerce milenário, que pode ter mais de 5 mil anos de vida.

Se a árvore encontrada pelo cientista chileno for considerada a árvore mais antiga ainda com vida, será superado o recorde atual árvore recordista, como aponta o The Guardian, e já estamos perto de um possível desfecho: um estudo recente do Dr. Jonathan Barichivich, do Laboratoire des sciences du climat et de l’environnement, em Paris, revela que o pesquisador está caminhando para um final incrível desta pesquisa.

Tronco de mais de 3 metros de largura

Barichivich, para chegar aos caminhos que chegou, utilizou modelos computacionais combinando com métodos tradicionais para que fosse possível calcular a idade exata das árvores, além do “Larch do Milênio”. De acordo com os métodos utilizados, a árvore tem 5.484 anos de vida.

Esta idade estimada para a árvore encontrada passaria do atual recorde, que é um pinheiro California Bristlecone que está viva há 4.853, carinhosamente conhecida como Matusalém. O cientista chileno não conseguiu determinar com exatidão a idade exata baseando-se no método do anel de árvore porque o tronco era muito maior.

Geralmente, é utilizado um cilindro de madeira de 1 metro (1,09 jarda) para contar os anéis das árvores, mas desta vez o cientista teve uma grande surpresa: o tronco possui 3 metros de diâmetro.

A ministra do meio ambiente no Chile, Maisa Rojas, também compõe o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU e mostrou-se contente com a notícia alegando que foi uma “maravilhosa descoberta científica”.

Em espanhol, conhecido como Alerce, o cipreste patagônico é uma conífera nativa dos países Chile e Argentina, tendo um determinado grau de parentes com a sequoias gigantes, crescendo de forma devagar, podendo alcançar até 45 metros de altura.

A árvore candidata a mais velha de todo o mundo ainda viva está sobre um vale agradável no Parque Nacional Alerce Costero. Suas fendas retorcidas abrigam ainda mais outras fontes de vida. Segundo Jonathan Barichivich, o Alerce milenário acabou se tornando uma atração turística no parque chileno.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS