Conecte-se conosco

Tecnologia

5G: confira as capitais que já possuem essa nova tecnologia!

Saiba quais capitais do país já tem acesso à nova versão da internet, chamada de 5G. Tecnologia promete beneficiar bastante seus usuários.

Publicado

em

Com o avanço tecnológico, cada vez mais torna-se necessário o uso de equipamentos e meios mais sofisticados para a realização de atividades fundamentais, como exercer nossas atividades laborais e até mesmo de lazer. Com a pandemia, houve um aumento significativo da modalidade de trabalho a distância, e a internet é fundamental para a realização dessas tarefas.

Além disso, a vida está cada vez mais próxima de ganhar uma versão digital com a criação do metaverso, ambiente virtual criado pela Meta, dona das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Frente a essas mudanças, a chegada da nova versão da internet pode beneficiar bastante seus usuários.

A implementação da 5G já teve início no país. Pelas normas, o prazo para que a nova versão estivesse disponível acabava em julho deste ano, no entanto, essa medida foi adiada, devido a problemas logísticos envolvendo o isolamento social na China e a guerra na Ucrânia. Nesse sentido, pelo calendário atual, todas as capitais deveriam estar com as redes implantadas até o fim de outubro e ligadas até o fim de novembro.

De acordo com Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede, estava prevista a efetivação do 5G no dia 6 de outubro nas capitais da região Norte do Brasil – Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá -, as últimas a terem o 5G liberado. Desta forma, agora todas as capitais brasileiras já estão cobertas com a nova tecnologia.

Conforme as informações passadas pela Anatel, existem 67 aparelhos homologados com o 5G standalone (puro) no Brasil atualmente. No entanto, apesar de estarem homologados, nem todos esses celulares foram lançados. Nesse sentido, nas capitais da região Norte do país, a exigência mínima é que as três teles (Vivo, Claro e TIM) instalem 195 antenas 5G standalone até o fim de novembro, segundo Moisés.

Ainda de acordo com a Anatel, três teles estão ativadas em todas as capitais. Já existem 5.275 estações 5G puro, o que equivale a cerca de 5% das 93 mil antenas de todas as tecnologias já instaladas no Brasil. Segundo Vinícius Karam, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, nesse momento o 5G está disponível para 24% da população, com potencial de atender a 50 milhões de habitantes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS