Conecte-se conosco

Commodities

Opep+ pode se reunir em outubro se houver piora do mercado, diz fonte

Cortes na produção podem ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo.

Publicado

em

Uma fonte da Opep+ disse nesta quinta-feira que o ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, afirmou que o grupo pode convocar uma reunião extraordinária em outubro caso os mercados de petróleo percam ainda mais.

Nesta quinta-feira os preços do petróleo saltavam mais de 1% com as notícias, enquanto a Opep realizava um encontro de portas fechadas com o grupo que inclui membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia.

O encontro foi realizado após recuo nos preços do petróleo e expectativas ruins sobre a recuperação econômica.

O aumento nos casos de coronavírus em alguns países pode limitar a demanda por petróleo, mesmo com os sinais de recuperação econômica e indicações iniciais de uma queda nos estoques, avisou a Opep+.

Nenhuma mudança em sua meta de produção de 7,7 milhões de barris por dia (bpd), ou cerca de 8% da demanda global, foi recomendada pelo painel de grandes produtores que inclui a Arábia Saudita e a Rússia.

Contudo, fontes da Opep+ disseram que o grupo irá pressionar para que países como Nigéria e Emirados Árabes Unidos reduzam mais sua oferta para compensar produção excedente em meses anteriores, podendo ampliar o período para essas compensações.

“O comprometimento total (com os cortes) não é um ato de caridade. É uma parte integral de nosso esforço coletivo para maximizar os interesses e os ganhos individuais de cada membro deste grupo”, afirmou o príncipe Abdulaziz na abertura do painel da Opep+.

Desde de janeiro de 2017, os produtores da organização têm cortado sua produção para ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo. Entre maio e julho, os cortes subiram para um recorde de 9,7 milhões de bpd, após queda na demanda com a pandemia do coronavírus.

De acordo com o relatório, uma preocupação expressada pelo painel ministerial foi o aumento no excesso de produção acumulado, que chegou a 2,38 milhões de bpd entre maio e agosto. A Opep+ solicitou que Iraque e outros países produzam abaixo de suas cotas em setembro para balancear o excesso de oferta do período anterior.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS