Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça as principais diferenças entre a função do substrato e da terra vegetal

Além das diferenças, aprenda a fazer seu próprio substrato em casa por meio de uma receitinha caseira simples e prática 

Publicado

em

Você já ouviu falar em substratos de plantio? O substrato é um material utilizado antes mesmo do plantio, que possui matéria orgânica que não foi decomposta por fungos e bactérias, como cascas de frutas, sobras de folhas, cascas de arroz carbonizada, entre outros. Sua principal função é sustentar as raízes das mudas.  

Entretanto, há uma diferença entre a função do substrato e a função da terra vegetal. Por isso, hoje vamos apresentar as principais diferenças entre os dois e como fazer seu próprio substrato em casa. Confira! 

Diferença entre substrato e terra

Uma grande diferença entre um bom substrato e um bom solo é a quantidade de nutrientes disponíveis para os vegetais. Normalmente, os substratos são mais baixos em nutrientes do que o solo porque se decompõem menos. 

Além disso, seu uso também é amplamente utilizado na germinação de sementes e desenvolvimento de mudas. Isso ocorre porque sua força e capacidade de comprimir e formar torrões é menor que a da terra. Isso é especialmente necessário para que as sementes aumentem suas chances de sucesso e germinação. 

Durante o período mais vulnerável de germinação, as sementes requerem menos resistência inicial para expandir suas raízes mais fracas. Assim, o uso de um substrato promove a formação inicial de plantas no solo. Além disso, o uso auxilia na estrutura física do desenvolvimento das mudas. Em geral, o solo é mais propenso a formar torrões, absorver mais água e fornecer mais nutrientes em forma utilizável.

Veja como fazer seu próprio substrato em casa

Depois de diferenciar o substrato da terra vegetal, é hora de aprender a fazer seu próprio substrato de maneira simples e prática.

Ingredientes

  • 2 quilos de substrato comprado;
  • 250 gramas de vermiculita;
  • 3 colheres de sopa de calcário dolomítico.

Eles podem ser encontrados em lojas especializadas ou de jardinagem.

Modo de preparo

Com todos os ingredientes adquiridos, utilize uma pá para misturar tudo. Depois, basta utilizar nas mudas e sementes para que elas tenham um desenvolvimento saudável.

Além disso, é importante lembrar que a adição de vermiculita ajudará o solo a reter a umidade sem ficar encharcado. Isso é especialmente benéfico para sementes recém-plantadas. Já o calcário dolomítico, além de alcalinizar mais o solo, também fornece alguns minerais para o desenvolvimento futuro das mudas.

Agora que você sabe como fazer o seu próprio substrato caseiro, que tal colocar a receitinha em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS