Economia
Em cenário de queda nos preços do petróleo e preocupações com a demanda, painel da Opep+ se reúne
Grupo irá discutir o cumprimento de seu acordo para cortes de oferta e tendências de demanda.
A Opep e aliados liderados pela Rússia se reunirão virtualmente nesta quinta-feira para debater o cumprimento de seu acordo para cortes de oferta à medida que são registradas baixas nos preços do petróleo e aumentam os indícios de uma recuperação econômica lenta.
O encontro também irá discutir um ocumento interno que alerta que um aumento da incidência de Covid-19 em alguns países pode limitar a demanda por petróleo, mesmo com sinais de recuperação econômica e indicações iniciais de uma redução nos estoques.
Nenhuma mudança, contudo, deve ser recomendada em sua atual meta de produção de 7,7 milhões de barris por dia (bpd), equivalente a 8% da demanda global. O painel de grandes produtores que inclui a Arábia Saudita, líder de fato da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e a Rússia e aliados, conhecido como Opep+.
Mesmo assim, o grupo deve pressionar países como Nigéria e Emirados Árabes Unidos a cortar mais oferta para compensar produção excedente em meses anteriores, possivelmente ampliando o período para essas compensações, indicaram fontes da Opep+.
Para ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo, os produtores da Opep+ têm restringido sua produção desde janeiro de 2017, aumentado os cortes para um recorde de 9,7 milhões de bpd entre maio e julho deste ano, após a queda na demanda ocasionada pelo coronavírus.
Visando compensar o excesso de oferta em maio e julho, o grupo solicitou que o Iraque e outros produzam abaixo de suas cotas em setembro.

-
Tecnologia2 dias atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia2 dias atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Finanças1 dia atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Mundo2 dias atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Agronegócio2 dias atrás
Jardim cheio de vida: conheça 3 plantas perfeitas para atrair beija-flores
-
Investimentos2 dias atrás
Cidade italiana vende casas por apenas 1 euro. Mas vale pena?
-
Finanças14 horas atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Tecnologia2 dias atrás
Série da Netflix reacende alerta: emojis comuns podem ter sentidos perigosos