Mercado de Trabalho
Funcionários são obrigados a trabalhar durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo?
Ansiosos para acompanhar os jogos da seleção, a ideia é já se preparar para a torcida, seja no trabalho ou não.
O grande evento que é a Copa do Mundo de futebol vem se aproximando, deixando os brasileiros muito animados. No país do futebol, esse evento movimenta milhões de reais em produtos e serviços.
Esse ano, a Copa acontecerá no Catar, e, tendo em vista os horários dos jogos, muitos trabalhadores se perguntam se podem ser obrigados a trabalhar durante os jogos da seleção brasileira.
Infelizmente, para muitos, a resposta é sim. Não há nenhuma lei que impeça os contratantes e exigir que os funcionários trabalhem durante os jogos da seleção.
Caso o funcionário falte ao trabalho nos dias dos jogos da seleção brasileira, seu dia poderá ser descontado como em qualquer dia em que o trabalhador falte sem justificativa.
A decisão, portanto, fica nas mãos do empregador, de forma individual, se ele vai ou não liberar seus funcionários nos dias ou nos horários dos jogos do Brasil.
O empregador pode propor alternativas para contornar a situação, seja disponibilizando uma forma de os funcionários assistirem ao jogo no local de trabalho, encerrando o expediente mais cedo ou liberando o colaborador no dia do evento. Também cabe ao empregador decidir como recuperar essas horas perdidas, seja por compensação em outros dias ou de outras maneiras.
Acaba que sem nenhuma lei que libere ou exija que os funcionários trabalhem nos dias de partidas de futebol da seleção brasileira na Copa do Mundo, quem bate o martelo e toma a decisão final do que será feito é o contratante, que pode exigir a presença do colaborador no local de trabalho, liberá-lo para assistir aos jogos ou criar outra alternativa que favoreça tanto empregado quanto empregador.
Mesmo querendo acompanhar e vibrar pela seleção durante essa época tão aguardada, vale saber o que o seu contratante decidiu sobre os dias de jogos para que assim não haja nenhum mal-entendido. Vai, seleção!

-
Finanças12 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo4 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio16 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento