Conecte-se conosco

Finanças

INSS: Confira 5 doenças que garantem aposentadoria por invalidez!

Existe uma lista de doenças graves que te possibilitam o afastamento permanente do trabalho de forma remunerada. Confira!

Publicado

em

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a autarquia que repassa aos trabalhadores e contribuintes brasileiros os benefícios trabalhistas, previdenciários e assistenciais concedidos pelo Governo Federal. Dentre os benefícios mais aguardados pelos trabalhadores, está a aposentadoria. 

É sabido que a aposentadoria pode ser por tempo de contribuição, por idade, por invalidez, especial, etc. Nesse sentido, a aposentadoria por invalidez é aquela ofertada ao trabalhador que está incapacitado permanentemente de exercer suas funções laborais, seja por motivo de doença ou acidente. 

Para receber esse tipo de aposentadoria, é necessário que o trabalhador tenha, no mínimo, 12 meses de contribuição ao INSS, ou seja, 1 ano de carteira assinada ou contribuindo por fora.

Todavia, em caso de doenças graves, não há necessidade de carência e os cidadãos segurados pela Previdência Social podem receber o benefício mesmo tendo um mês de trabalho. 

Dessa maneira, para receber a aposentadoria por invalidez, é necessário que o solicitante apresente laudos e exames médicos que comprovem a situação de saúde, além de estar devidamente registrado no INSS, ou seja, na qualidade de segurado e com as contribuições em dia.

Nesse contexto, confira a seguir algumas enfermidades consideradas graves e que dão direito ao benefício do INSS:

  1. AIDS

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é considerada grave, devido ao fato de que essa síndrome afeta o sistema imunológico da pessoa e é possível que estas surjam outras doenças.  

  1. Cardiopatia grave

As doenças cardíacas graves que afetam o funcionamento do coração, como insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial também lhe garantem o acesso à aposentadoria por invalidez. 

  1. Contaminação por radiação

As pessoas expostas à radiação podem acabar se contaminando e é possível que apareçam doenças e complicações de saúde graves, que afetam os órgãos e debilitam a pessoa ao trabalho.

  1. Espondiloartrose anquilosante

Essa é uma doença inflamatória crônica, que ataca as articulações do corpo. Essa doença afeta diversas articulações pelo corpo, causando dor e incômodo na movimentação. Geralmente, a doença afeta a coluna, os joelhos, quadris e tórax, além de provocar lesões nos olhos, coração e pulmões.

  1. Doenças no fígado

O termo usado é hepatopatia grave, que também entra no grupo de doenças que dão direito à aposentadoria do INSS. Elas são conhecidas por atingir o órgão, provocando uma deficiência intensa e que só vai piorando.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS