Tecnologia
Apple confirma mudança para entrada padrão nos iPhones; veja o motivo
A entrada do carregador do iPhone é, muitas vezes, um problema, mas isso está prestes a mudar, pois a empresa cederá ao padrão. Entenda.
O iPhone é um dos modelos de celulares mais desejados pelos consumidores, mas todos reconhecem que a questão do seu carregador é complicada. Isso porque sua entrada é completamente diferente dos aparelhos Android. Mas uma novidade foi anunciada na terça-feira (25), no evento Tech Live organizado pelo The Wall Street Journal.
De acordo com Greg Joswiak, que é vice-presidente de Marketing da Apple, os próximos modelos da marca terão entrada USB-C, que é a entrada dos aparelhos Android.
Ele disse que a troca não foi uma escolha da empresa e sim, resultado da padronização das entradas de carregadores que está acontecendo na União Europeia.
Joswiak ainda disse que existem adaptadores para resolver esta questão da entrada, porém a União Europeia quer reduzir a produção e, consequentemente, o descarte desse tipo de produto no continente.
A expectativa é que os aparelhos de 2023 já estejam equipados com a nova entrada, mesmo sem que a empresa tenha dado um prazo para essa mudança. Hoje, os iPhones contam com a entrada Lightning, que é exclusiva da Apple Já os iPads e tablets da marca possuem a entrada padrão USB-C.
A lei que obriga, que os celulares tenham entrada para carregador padrão, foi aprovada pelo Parlamento Europeu no dia 4 deste mês. O prazo dado para que esta mudança aconteça vai até setembro de 2024.
A União Europeia é a primeira região a exigir esse tipo de padronização no mundo, mas mudança acaba refletindo em outras regiões, já que as marcas vão se esforçar para entrar nos padrões e não perder esse grande mercado que ela representa.
Até 2026, a padronização deve chegar em laptops também, mas para a nova lei também estão inclusos fones de ouvidos, e-readers e outras tecnologias. Por mais que a Apple seja a mais afetada por conta de seus smartphones, a Samsung, Huawei e outras marcas também devem ser afetadas por conta destes dispositivos.
Ainda há tempo para a mudança, que será oficialmente cobrada a partir do segundo semestre de 2024, mas parece que a Apple já está fazendo testes em seus aparelhos para que ela aconteça o quanto antes na empresa. Isso pode impulsionar de alguma forma as vendas dos aparelhos.
Os carregadores antigos poderão ser utilizados por pessoas que possuem os modelos antigos, a proibição é válida apenas para novos modelos, que serão vendidos a partir desse período.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto