Conecte-se conosco

Agronegócio

Pode cortar o pedaço mofado da fruta e comer a parte boa?

Saiba o que diz especialistas sobre essa prática. Será que aconselhável ou não? Confira a matéria e entenda.

Publicado

em

Se você olhou e conseguiu identificar que existe a possibilidade da fruta estar mofada, o melhor a se fazer é não tentar reaproveitar cortando a parte que está apodrecendo.

Especialistas apontam que não é recomendado reaproveitar a parte que parece estar em bom estado, pois além da aparência estranha, o mofo produz algumas substâncias que não aparentam, mas podem ser prejudiciais.

Se ingerir alguma dessas substâncias provocadas pelo mofo, a pessoa poderá desenvolver alguns problemas digestivos. É orientado a atenção redobrada para pessoas que são mais vulneráveis como os idosos, as crianças e quem possui o sistema imunológico frágil.

Quais são os perigos de comer uma fruta mofada?

O pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) e professor da Faculdade de Ciêncis Farmacêuticas da USP, Uelinton Pinto, comentou sobre os riscos que a fruta mofada pode causar:

“Alguns fungos podem produzir micotoxinas, que provocam intoxicação ou, com o consumo crônico, podem causar alguns tipos de câncer, como o hepático. O melhor é a precaução, sempre.”

Outra profissional da área, a professora Roseana Batitucci, que pertence ao departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontando que muitas características do mofo não são visíveis:

“Não é possível saber se tudo foi eliminado. A parte [dos fungos] que permanecer no alimento pode causar problemas. Não é apenas um problema que acontece na hora que você come, como as bactérias. Os sintomas podem ocorrer por períodos mais longos.”

Como as frutas começam a ser contaminadas?

Especialistas estimam que as espécies de fungos possam chegar a 300 mil, entre bolores e mofos, que se desenvolvem apenas em alimentos que são orgânicos.

“Muitas vezes encontramos na fruteira uma laranja que começou a mofar, mas as outras ainda estão em bom estado, e é possível verificar a textura pelo toque, pois a fruta boa estará firme. A deteriorada vai estar amolecida”, explica o professor da USP.

A fruta com mofo pode causar danos a outras frutas se estiverem juntas?

O professor utiliza o exemplo do morango apodrecido que, nem sempre, faz com que outros morangos da caixa mofem, como explica o Uelinton, professor da USP.

“O amolecimento do morango, por exemplo, é decorrente da produção de enzimas pectinolíticas pelos fungos, que acabam liberando água e tornando o aspecto da fruta desagradável. Neste caso, toda fruta amolecida deve ser descartada”, explica o professor.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS