Conecte-se conosco

Mundo

Por qual motivo os japoneses vivem em apartamentos pequenos?

Os apartamentos de 8 m² ganharam o apelido de “quarto de três tatames” por possuírem tapes japoneses capazes de cobrir todo o chão da casa.

Publicado

em

Tem sido comum para os japoneses viver em apartamentos de 8 m², o que gerou grande curiosidade do público. Afinal, qual é o motivo?

O fato acontece por conta das políticas habitacionais serem instáveis no Japão. Houve uma crescente na quantidade de moradia que estava de acordo com o valor que as pessoas poderiam pagar, fazendo com que os preços dos imóveis estivessem baixos. Esta é uma atitude que não se vê em muitos países.

Aliás, é cabível dizer que muitos outros países não possuem esse padrão oferecido pelo Japão por um detalhe: as casas e os apartamentos se desvalorizam depois de construídos. Dentro de 30 anos, as moradias podem ser facilmente descartadas. Se algum morador resolver deixar a casa antes de 20 ou 30 anos, o lugar é demolido para garantir o terreno. O que vale muito no Japão é o espaço das demolições por simplesmente faltar espaço.

As questões culturais implicam diretamente na forma que as pessoas vivem e pode ser estranho para muitas pessoas, mas é normal para os japoneses por uma justificativa muito plausível. Este desapego pelo lugar se dá por diversas ameaças de tsunamis e terremotos no país, o que também fomenta a procura por preços que garantem que a construção possa ser erguida de forma rápida e mais econômica.

Mesmo com esse aparente descarte residencial, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estimou que, em média, os japoneses gastam 22% de seus rendimentos com moradia.
Por isso, a combinação dos fatos influenciou em apartamentos superpequenos para que os japoneses pudessem viver, chegando a ser equivalente a apenas oito metros quadrados.

Apartamento de 8 m²

Para os japoneses, viver em apartamentos super pequenos surgiu de uma necessidade que eles enfrentam. Tóquio, a capital do país, registra os imóveis mais caros de todo o mundo e, ainda assim, consegue manter o título do lugar que mais possui esse tipo de apartamento.

Os apartamentos ganharam o apelido de “quarto de três tatames” por possuírem tapetes japoneses que são capazes de cobrir todo o chão da casa. Aliás, a fama dos apartamentos atingiu outras empresas imobiliária que estão lançando cada vez mais este método ou, simplesmente, adaptando os que já estão construídos.

Essa perspectiva de vida pode parecer improvável para muitos brasileiros, mas tudo é uma questão cultural. A exemplo, os japoneses não são de receber tantas visitas e também não hospedam com frequência pessoas em sua casa. Segundo dados, um terço da população japonesa alegou que nunca recebeu amigos em sua casa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS