Finanças
Aproveite o Mutirão de Negociação de Dívidas que começa hoje!
Se você está com dívidas e quer se livrar delas, este é o momento para renegociá-las e voltar a ter poder de compra. Veja como!
Você possui dívidas e não consegue se livrar delas? Então preste atenção nesta notícia: começa hoje, terça-feira (1), o Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que visa renegociar as dívidas de milhares de brasileiros.
Mais de 160 bancos e instituições financeiras estão presentes nesse mutirão, que é uma iniciativa do Banco Central, da Federação Brasileira de Bancos, da Secretaria Nacional do Consumidor e dos Procons estaduais.
Mais de 1,7 milhão de dívidas foram renegociadas na última edição do Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Nesta edição, pessoas físicas poderão renegociar dívidas do cartão de crédito, cheque especial, consignados e muitas outras dívidas.
Esse tipo de parceria acontece para auxiliar os consumidores endividados que não conseguem sair do aperto, para que consigam controlar suas finanças e evitar ou sair do superendividamento, que é quando a dívida começa a afetar os gastos essenciais da família.
Essa renegociação está assegurada ao consumidor, por meio da Lei nº 14.181/21. Ele pode fazer isso de forma global, ou seja, com todos os bancos ao mesmo tempo. Para pessoas que estão superendividadas, a melhor forma de resolução é buscar apoio nos órgãos de proteção de crédito.
Para participar do mutirão é muito fácil, pois todo o processo é feito de forma on-line. Basta o consumidor entrar no site consumidor.gov.br e começar a negociação. Para isso, é preciso se registrar na plataforma, caso seja a primeira vez que tenta a renegociação.
Após fazer o registro, basta entrar no site com o login e senha escolhidos e logo em seguida clicar em “Nova reclamação”. Na próxima tela haverá um campo onde se pode escolher com qual instituição a renegociação deve acontecer e preencher o formulário com a proposta de renegociação.
Feito isso, o banco deverá analisar a proposta, e para isso eles geralmente pedem um prazo de, no máximo, 10 dias. Na página do mutirão você encontra informações muito úteis sobre organização financeira, para que você consiga fazer uma boa renegociação e evitar o superendividamento.
Além disso, na página você encontra todas as instituições financeiras que estão participando, como Caixa, Banco Carrefour e Bradesco. Para acessar estas informações, basta acessar o site meubolsoemdia.com.br.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp