Conecte-se conosco

Economia

É possível antecipar o Saque-Aniversário do FGTS?

Dinâmica é um empréstimo que pode ser solicitado de forma simples, por meio do aplicativo Caixa Tem. Você sabe como?

Publicado

em

O Saque-Aniversário permite ao trabalhador ter acesso a parte do FGTS anualmente. Essa é uma modalidade de saque opcional, cabendo a cada trabalhador decidir se quer ou não receber o fundo dessa forma.

Quem optar pelo recebimento anual do FGTS (no mês do seu aniversário) deverá informar a data de nascimento e poderá retirar parte do acumulado com uma parcela adicional. Atualmente, para usar os recursos fornecidos pelo FGTS, o trabalhador pode optar por realizar o Saque-Aniversário ou o Saque-Rescisão.

Ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador pode retirar, uma vez por ano, uma fração da quantia. Se a pessoa tiver sido demitida (sem motivo justo), será possível realizar também a retirada do valor correspondente à multa rescisória.

Ao decidir retirar o fundo do FGTS somente em caso de rescisão, o trabalhador tem acesso ao valor total acumulado na conta, bem como à multa rescisória.

Como solicitar a antecipação do Saque-Aniversário?

A antecipação do Saque-Aniversário é uma forma de empréstimo que, por ter uma taxa de juros baixa, torna-se uma modalidade interessante a quem está precisando de dinheiro.

A contratação pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, seguindo os seguintes passos: primeiramente, faça o login no app e, depois, selecione “Empréstimo Saque-Aniversário”. Após isso, um campo será aberto, onde será possível realizar uma simulação do empréstimo e o aceite dos termos informados. Para finalizar, basta confirmar a contratação informando a sua senha do aplicativo.

Requisitos e Condições

Ao solicitar essa antecipação, o trabalhador precisa estar ciente dos requisitos, que incluem:

  • Ser maior de idade (ou emancipado)
  • Ter uma conta na Caixa (poupança ou corrente)
  • Ter optado por retirar o FGTS na modalidade de Saque-Aniversário
  • Estar em situação cadastral regular, tanto com a caixa quanto com a Receita Federal
  • Ter saldo suficiente para cobrir a antecipação

Sobre as condições da antecipação, o trabalhador deve saber que o valor mínimo é de R$ 500, sendo cada saque antecipado no valor mínimo de R$300. A taxa de juros é de 1,49% (ao mês) e o último saque não pode ser feito depois de 999 dias.

Por que antecipar o saque do FGTS?

Para quem precisa de uma renda extra, a antecipação pode ser uma boa ideia, pois permite ao trabalhador acessar um valor, contando com taxas baixas, e tendo a certeza de que esse valor será pago (com a parcela anual do FGTS).

Entre as vantagens também está o fato de que o empréstimo acontece de forma rápida e fácil, sem ter que ser submetido a uma análise de crédito.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS