Conecte-se conosco

Agronegócio

Partiu cozinhar? Saiba como fazer doce de abóbora cristalizado!

Se você está curioso para experimentar essa delicia, confira o passo a passo com os detalhes e faça docinhos em casa!

Publicado

em

O doce de abóbora cristalizada é uma delícia que faz parte daquelas “receitas de vó” inesquecíveis. Ideal para servir em festas, jantares, casamentos, aniversários e outros mais, o doce de abobora é irresistível até mesmo para àqueles que nem gostam tanto de abobora assim!

Por isso, se você está curioso para experimentar essa delicia, confira o passo a passo abaixo com todos os detalhes e faça docinhos de abóbora de forma bem simples e fácil. Vamos lá!

Ingredientes 

 1 quilograma de abóbora

 1½ litros de água

 500 gramas de açúcar

 100 gramas de cal virgem

 8 cravos da Índia

 1 pau de canela

 Açúcar cristal a gosto

Modo de preparo

Para começar, separe uma abobora e corte ao meio. Retire as sementes e depois toda a casca. Feito isso, corte a abóbora em cubinhos. Os melhores tipos de abóbora para fazer doce são a abóbora pescoço, abóbora seca e abóbora paulista.

Em seguida, dissolva a cal em 1 litro de água e mergulhe os cubinhos de abóbora. Cubra-os completamente. Deixe descansar de 1 a 2 horas, mexendo de vez em quando. Depois escorra a água e enxague as abóboras com água corrente. A cal virgem, que neste caso, deve ser própria para culinária, vai ajudar a deixar o doce macio por dentro e crocante por fora.

Assim que levar os cubinhos de abobora, coloque-os numa panela e junte o restante da água, o açúcar, os cravos e o pau de canela. Leve ao fogo médio e espere até ferver. Se a água começar a secar muito, coloque um pouco mais. Depois, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos, ou até a abóbora ficar macia e a água evaporar formando uma calda ligeiramente espessa. Desligue e deixe esfriar.

Escorra os cubos de abóbora com uma peneira ou com um escorredor, passe no açúcar e deixe secar. Está pronto! Aí é só reservar em um pote fechado. Fica uma delícia! 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS