Economia
Banco Central divulgará data de consulta de valores a receber
Bacen ainda não disponibilizou oficialmente a data prevista para realizar a consulta de valores esquecidos. Veja mais!
No início deste ano, o Banco Central lançou o projetou o Sistema Valores a Receber (SVR), por meio do qual as pessoas tinham acesso, depois de uma rápida pesquisa, à informação se em seu nome constava algum valor que havia sido esquecido, valores que eram advindos de várias formas, como, por exemplo, juros cobrados indevidamente em alguma transação bancária.
O valor total recuperado até o final da primeira fase, que foi em abril, era cerca de R$ 245 milhões, sendo que 2,85 milhões de cidadãos resgataram esse dinheiro. Desde abril, muitas pessoas estão aguardando ansiosamente para que o Banco Central inicie novamente a pesquisa.
No momento em que o usuário tenta ter acesso ao site oficial, ele é, automaticamente, informado por meio de uma mensagem que diz a seguinte frase: “consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão suspensas”.
Como método válido para deixar a população mais tranquila, o Banco Central passou a informar que os valores em questão ainda se encontram guardados nos bancos e reforça que não há nenhum risco em perdê-los.
Modificação na 2ª fase
É valido ressaltar que, embora haja algumas mudanças previstas para acontecerem, elas ainda não foram adicionadas, mas sim anunciadas para o público, e, dentre todas elas, a que mais se destaca é relacionada ao agendamento. Em outras palavras, isso significa que o valor poderá ser resgatado logo depois da primeira consulta.
Mas, além de tudo isso, novos meios de recursos serão atribuídos, ou seja, aqueles que já tenham retirado uma determinada quantidade poderão realizar uma análise para verificar se há outras quantias disponíveis para sacar.
Veja, abaixo, algumas destas fontes:
- Tarifas cobradas de forma errônea
- Parcelas relacionadas a operações de crédito cobradas de forma inapropriada, não encontradas nos Termos de Compromisso do banco com o Banco Central
- Contas de registro mantidas por empresas corretoras de títulos e valores mobiliários e por companhias distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes finalizadas que continham dinheiro disponível
- Pessoas com liquidação extrajudicial
- Fundo Garantidor de Crédito
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito
Quando a 2ª fase começará?
Após enfrentar três meses de greve dos servidores, o Banco Central não liberou informações sobre a volta das consultas dos valores esquecidos, mas, certamente, no momento em que houver a divulgação da nova data, estaremos disponibilizando as devidas informações para você.

-
Finanças12 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo4 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio16 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento