Economia
Dicas para não perder o benefício no INSS
Anualmente o INSS realiza um ‘pente fino’, retirando os benefícios de todos que apresentarem uma irregularidade. Sendo assim, é necessário estar atento.
Talvez muitos nem possuam conhecimento sobre a chance de perder o benefício do INSS ao longo dos anos, mas embora possa parecer uma novidade, isso acontece anualmente devido ao chamado “pente fino” feito pela instituição.
Mas, não é nenhuma novidade que conseguir um benefício do INSS não é tarefa fácil e muitas vezes, talvez quase sempre, é necessário possuir paciência. Sendo assim, é preciso estar atento para que seu benefício não vá “por água abaixo” quando menos esperar.
O “pente fino” nada mais é do que uma análise geral buscando encontrar irregularidades, sejam elas na concessão ou no pagamento dos benefícios. Confira, aqui, algumas dicas essenciais para fazer com que seu benefício não esteja em perigo.
Continue lendo e saiba mais informações!
Ignorar perícia médica agendada
Para aqueles indivíduos que estão recebendo o auxílio-doença, é necessário realizar um agendamento para a perícia médica, a fim de prolongar o recebimento do benefício, caso não estiver apto para desempenhar o trabalho normalmente.
Mas, se por alguma razão isso não acontecer, certamente, o benefício será perdido, isto é, suspenso, assim você não receberá o valor. Contudo, se você quer evitar este tipo de situação, a dica é não ignorar a data agendada para a perícia médica e ter em mãos os documentos necessários.
Veja, abaixo, quais são eles:
- Documento de identificação com foto;
- Carteira de trabalho;
- Comprovante de endereço;
- ASO fornecido pelo médico, em que se relata a condição de saúde do trabalhador;
- Carta da empresa compartilhando o último dia em que trabalhou;
- Atestado médico com diagnóstico e tratamentos;
- Exames que comprovem a presença de doença ou lesão;
- Receitas sobre a medicação que está sendo usada pelo paciente.
Não retirar o valor disponibilizado
Outra forma de perder o seu benefício é deixá-lo parado na conta por, no mínimo, 60 dias. Se isso acontecer, seu benefício será suspenso e você terá que recorrer ao INSS para haver um desbloqueio.
Isso acontece, pois em determinadas ocasiões pode simbolizar que o beneficiário veio a óbito e não está mais em condições de receber.
Se você não quer que isso aconteça, a dica é movimentar a conta mensalmente, assim conseguirá evitar com sucesso o corte do benefício.
Fraude
Além dos dois pontos mencionados acima, a outra maneira de conseguir perder seu benefício é por meio de fraude. No começo do texto, mencionamos que, anualmente, o INSS realiza a passagem de um ‘pente fino’, isto é, uma análise em todos os beneficiários para não haver nenhuma fraude.
Dentre as mais comuns estão: falsificação de documento previdenciário, fornecimento inapropriado de benefício por incapacidade e muitas outras situações.
No momento em que o INSS desconfia de algum tipo de fraude, ele irá encaminhar uma mensagem ao segurado para comparecer a uma agência mais próxima da Previdência Social e apresentar os documentos.
Se não houver como comprovar a veracidade dos fatos, o benefício será suspenso.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas