Economia
Maneiras de reaver o seu dinheiro quando alguém te deve!
Neste artigo te informamos as três formas judiciais de cobrar alguém que está lhe devendo!
Diante da crise econômica é muito comum buscarmos outras maneiras de pagarmos as contas, os empréstimos podem ser uma delas. Contudo, os bancos nem sempre podem acabar por liberar os créditos dos quais precisamos. Logo, é muito comum recorrermos a familiares e amigos.
Porém, como proceder quando alguém está lhe devendo e não paga? Mesmo que seja uma situação um tanto quanto constrangedora, sempre há uma saída. Aqui iremos te apresentar algumas!
Essa prática costuma ser realizada para não ser necessário contratar empréstimos de bancos que, muitas vezes, possuem juros altíssimos e burocracias desnecessárias! Pesquisa recentes indicam que de dez pessoa, sete já pegaram dinheiro emprestado com conhecidos.
No entanto, a situação de informalidade do empréstimo, a qual é assegurada pela confiança existente entre as duas partes, pode gerar algumas dores de cabeça futuras. Mesmo que mais fácil, que mais existe são histórias de calotes, cobranças indevidas em cartões, CPFs e crediários!
Mas diante dessa situação, o que será que poderia ser feito para cobrar o dinheiro daqueles que não pagam? Uma das alternativas mais usuais para receber o dinheiro é buscar as vias do Poder Judiciário. Posto isto, te explicaremos abaixo como você pode executar estas ações legais para ter o seu dinheiro de volta!
Cobrança
Nas cobranças, qualquer tipo de prova poderá ser aceito, sejam elas testemunhas, transferência bancária, mensagens de texto entre outros, o importante é comprovar. Pela facilidade na hora de apresentar as provas, ela costuma ser a ação mais usual.
Porém, tem um processo longo, dado que são realizadas várias investigações. Isto pois o cobrador deve comprovar o empréstimo e esgotar todas as tentativas de cobrança! Apenas assim o devedor será chamado para apresentar defesa. Caso o cobrador ganhe a causa, ele pode entrar com um processo de execução imediato.
Execução
É uma das ações mais efetivas para recuperar o dinheiro emprestado! Nela, você precisará de provas concretas para conseguir executar a ação, e a única saída para aquele que está te devendo será pagar. Isto porque o juiz poderá determinar pela penhora dos bens, pelo bloqueio de contas, de passaportes, cartões de crédito e CNH.
Monitória
Neste processo, é preciso revelar provas escrita para o juiz, como um tipo de título, cuja cobrança poderá ser feita em no máximo dois anos. Em contextos assim o juiz costuma determinar que a pessoa pague a divida em três dias ou apresente defesa em 15 dias.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp