Conecte-se conosco

Commodities

Opep monitora o retorno da produção de petróleo na Líbia, afirmam fontes

Líbia está isenta de cortes de produção sob um acordo da Opep para restringir a oferta.

Publicado

em

A Opep e seus aliados estão observando de perto as ações para retomada da produção de petróleo na Líbia, disseram fontes do grupo nesta segunda-feira, mas os produtores ainda devem aguardar a confirmação de um recomeço sustentável antes de uma decisão.

A produção do país estava praticamente paralisada desde janeiro.

A Líbia ficou de fora dos cortes de produção sob um acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados para restringir a oferta. Caso a volta de sua produção ocorra, outros países podem ser forçados a fazer cortes adicionais para apoiar os preços.

Nesta segunda-feira, os preços do petróleo Brent operavam perto de 42 dólares por barril, caindo em meio à expectativa de possível retorno da produção líbia. O retorno aconteceria em momento em que a alta no número de casos de coronavírus gera preocupações com a demanda.

Ainda será preciso algum tempo para avaliar a situação, disseram três fontes da Opep.

“Neste estágio, precisamos assistir por algum período”, disse uma fonte da Opep, que falou sob anonimato. “Mas o mercado está reagindo muito rápido com um sentimento baixista.”

Segundo uma das fontes, o grupo está acompanhando muito atentamente a produção da Líbia, ao passo que outra fonte afirmou que a produção do país é menos preocupante do que um possível novo enfraquecimento da demanda devido a novas medidas de restrição para conter a Covid-19.

A National Oil Corp (NOC) da Líbia afirmou no sábado que retirou a força maior sobre portos e instalações que considera seguras e que estava tomando medidas para retomada em alguns locais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS