Conecte-se conosco

Tecnologia

Fique atento ao vírus disfarçado de extensão do Chrome

Vírus é capaz de assumir o controle do seu computador e roubar seus dados. Fique atento!

Publicado

em

3,2 bilhões de usuários precisam atualizar o Google Chrome com urgência para evitar ataques cibernéticos.

O vírus foi descoberto por especialistas que trabalham na empresa focada em segurança, Zimperium. É um botnet chamado Cloud 9. Ao ser instalado no computador da vítima, possibilita a entrada de diversos malwares e o acesso ao controle e dados disponibilizados no aparelho.

Não somente isso, ele também memoriza as teclas que são usadas, dispara anúncios e usa Ataques de Negação de Serviço (Sigla em inglês, DDoS).

Você pode acabar instalando em sua máquina junto a uma extensão falsa do Google Chrome, que não é disponibilizada pelas lojas oficiais, e pode acontecer com aparelhos que utilizem os navegadores Microsoft Edge e Google Chrome.

Ao instalar o Cloud 9, você permite que exista um acesso remoto ao seu computador, já que é assim que esse Cavalo de Troia ou RAT funciona. A propagação desse malware vem acontecendo por extensões disponibilizadas por sites não confiáveis, principalmente por sites que oferecem atualizações do Adobe Flash Player. Os especialistas da Zimperium dizem que esse meio de propagação está funcionando bem para essas pessoas mal-intencionadas.

Se instalado em sua máquina, esse malware pode fazer backdoors em seu navegador, o que permitirá fazer uma série de atividades maliciosas em seu aparelho. Não somente isso, ele poderá por meio de arquivos JavaScript coletar informações do seu sistema, minerar criptomoedas e injetar scripts que abrirão vulnerabilidades em seu sistema Windows.

Esse vírus consegue sequestrar guias validadas pelo usuário e roubar cookies do navegador. Isso permite que contas pessoais, tais como as redes sociais, e informações financeiras das vítimas atingidas pelo malware sejam expostas. Ele ainda ele possui um tipo de “clipper” que supervisiona a área de transferência à procura de número de cartões de crédito e senhas.

Os especialistas afirmam que também encontraram movimentação similar em outros navegadores, tais como Mozilla Firefox e Microsoft Internet Explorer.

Para evitar esse vírus, a melhor maneira é não realizar download ilegal de softwares. Também não se deve nunca baixar e instalar atualizações oferecidas fora das lojas oficiais, principalmente se tiver ligação com atualizações do Adobe Flash Player, descontinuado no ano passado justamente por ter falhas em sua segurança.

Por fim, garantir que seu navegador esteja atualizado é uma boa opção, assim mantém o sistema de segurança sempre em seu melhor funcionamento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS