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“Café especial tem que ser produzido por pessoas especiais”, diz Montesanto ao anunciar lançamento do Coffee++

Coffee++ será lançado em 6 de outubro e contará com uma loja online para cafés com mais de 84 pontos.

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Há mais de quatro meses longe do comando da unidade de fazendas da Montesanto Tavares, um dos maiores grupos produtores e exportadores de café do Brasil, Leonardo Montesanto empreendeu uma busca para trazer para o brasileiro, e quem sabe para o mundo, a experiência do café especial e de degustar a bebida no conforto de casa.

À medida que alguns cafeicultores brasileiros verticalizam a atividade e ofertam seus grãos diretamente aos consumidores, o movimento se torna mais expressivo.

Leonardo Montesanto e dois sócios lançarão em 6 de outubro o empreendimento Coffee++, uma loja online para cafés com mais de 84 pontos, e que também vai oferecer informações sobre cultivo, processos de produção e como preparar e degustar a melhor bebida, além de mostrar os produtores envolvidos. Cafés especiais têm no mínimo 80 pontos.

Na mesma data, a família Montesanto comemora quase 70 anos de sua entrada no ramo do café.

“Sabemos que um café especial tem que ser produzindo por pessoas especiais, não adianta ter café e o produtor não ser bacana… E vamos contar as histórias por trás do café, a gente quer falar bem do Brasil por meio dos brasileiros que dão orgulho, e como consequência tem café”, disse ele.

O empresário explicou que a proposta da Coffee++ também é de levar as pessoas a se identificarem com histórias veiculadas na página da internet, tomando mais gosto pelo produto. Sua experiência é a de quem já trabalhou com os melhores cafés do Brasil, como foi o caso da fazenda Primavera, do grupo de seu pai, Ricardo Tavares.

A loja virtual, será promovida nas redes sociais por “influencers” que, para falar sobre o assunto, fizeram uma imersão nos cafezais. Ela será aberta com conteúdo de quase duas horas de vídeos educativos.

“Antes de falar da parte comercial, impus uma condição para todos eles: para falar do café tem que viver o meu mundo… levei 25 influenciadores digitais para eles poderem entender este negócio, todos colheram, secaram, viveram o café, dois dias inteiros no mundo dos cafés especiais.”

O empresário atribui sua paixão familiar pela bebida ao avô Aprígio Tavares Jr., antigo dono da 3corações, que começou comprando grãos de produtores no interior e vendendo para torrefações em Belo Horizonte.

Após acumular experiência trabalhando no grupo do pai, controlador de um conglomerado com receita de 2,5 bilhões de reais e exportações de 2,4 milhões de sacas de 60 kg em 2020, incluindo produtos superfinos e especiais, Montesanto decidiu que gostaria montar um negócio em que pudesse também ensinar tudo o que aprendeu no dia a dia das fazendas e nas feiras.

Expansão para o exterior

O e-commerce estará disponível apenas para o Brasil em um primeiro momento, com as entregas em Belo Horizonte e São Paulo devendo chegar em cinco dias úteis. Em seguida, depois de ganhar ritmo, o Coffee++ poderá ser acessado por consumidores dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Montesinho afirmou que já investiu 5 milhões de reais na elaboração do website e em infraestrutura. “Fizemos um negócio para ser replicável no exterior…”.

A expectativa de faturamento para os próximos 15 meses é de 15 milhões de reais, enquanto um investimento adicional de 50 milhões de reais é projetado para os próximos cinco anos. O aporte será em uma unidade para empacotar café, entre outros.

“Envolve toda a indústria, o terreno a construção, hoje a gente delega o envase, mas não a torra. A torra para nós é indelegável”, explicou.

Para lançar um produto de qualidade, disse o empresário, chega a gastar 10 mil reais na “procurada da torra perfeita, porque da mesma maneira que torrando demais, escondo defeitos, também escondo atributos”.

Montesanto também disse que terá preços competitivos, mesmo garantindo que irá comercializar cafés que compara com “joias raríssimas” do Brasil. “Uma matéria-prima equivalente à minha, o café de entrada, o clássico, esse café não se compra por menos de 110 reais o quilo, e na Coffee++ você vai poder encontrar a 75”, afirmou. As embalagens serão de 250 gramas, acrescentou.

“Queremos que o consumidor compre todo mês e abra um pacote por semana”.

O produto clássico, sem considerar o frete de 8 reais, vai custar 18 reais (250 g), o “fazendas”, 20 reais; o microterroir, 34 reais; e o geisha, uma das variedades mais famosas do mundo, sairá por 57 reais, disse ele.

Seu pai, que desde de 2018 detém o recorde de café mais caro já vendido no Brasil (19 mil dólares a saca), com premiado produto da Chapada de Minas, estará entre os fornecedores da Coffee++.

Outros produtores que irão fornecer ao e-commerce serão Gabriel Nunes, do Cerrado Mineiro, que foi campeão nacional em 2017, e Luiz Paulo Dias Pereira Filho, que cultiva na Mantiqueira de Minas e detém recorde mundial de café com pontuação mais alta conquistada no “Cup of Excellence”.

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