Conecte-se conosco

Agronegócio

Para quem gosta de cactos: aprenda a cultivar de forma simples e prática

Deixe seu ambiente ainda mais charmoso com essa espécie. Confira o passo a passo que separamos para você!

Publicado

em

O cacto é um tipo de planta fácil de cuidar, além de ser uma ótima opção para cultivar em casa. De beleza exótica e com diferentes tipos e tamanhos, o cultivo de cactos, além de trazer mais personalidade ao ambiente, pode ser terapêutico.

Os cactos coloridos são muito usados como enfeites, principalmente por quem não possui um espaço amplo e cultiva suas flores em vasos menores. Pensando nisso, hoje vamos apresentar algumas espécies e cuidados necessários para cultivar cactos coloridos em casa. Confira! 

Como cultivar cactos coloridos 

Dentre as espécies de cactos coloridos, as mais populares são gymnocalicium mihanovichii amarelo;gymnocalicium mihanovichii vermelho e gymnocalicium mihanovichii laranja.

Solo 

Você sabia que os cactos são espécies que não possuem clorofila? Dessa forma, a sua sobrevivência depende de um hospedeiro. Os cactos, então, são enxertados, mas é importante lembrar que ele não deve ser cultivo sob sol pleno.

O ideal é escolher um local claro, para que a luz ajude tanto na fotossíntese quanto na floração, para que tanto o hospedeiro quanto a inquilina sejam beneficiados.

Rega 

O substrato precisa ser dedicado ao cacto e os vasos em que for cultivar essa espécie, precisam de drenagem eficaz para evitar que as raízes da planta apodreçam. Além disso, a rega deve ser feita uma vez por semana ou quando o solo estiver seco.

Propagação 

A propagação dos cactos coloridos acontece através do enxerto. Para isso, basta fazer um corte no meio do cacto que será o receptor e um corte na espécie colorida que será enxertada.

É importante ter cuidado e esterilizar o instrumento que será utilizado para fazer os cortes com álcool, para não contaminar sua planta e adoecê-la. Com os cortes feitos, basta ajustar as plantas como desejar e prender com elástico, fazendo com que o corte das duas espécies fique em contato.

Agora que você sabe como cultivar os cactos coloridos, que tal colocar em prática? Além disso, mantenha os cuidados diários e logo suas espécies crescerão lindas e saudáveis!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS