Finanças
Aprenda como excluir as consultas do seu CPF na Serasa
É possível excluir consultas que você não reconhece de seu CPF na Serasa, basta seguir este passo a passo. Confira!
Sempre que você solicita crédito no mercado, seu CPF é consultado na Serasa, para ver se há algum tipo de pendência. Além disso, na Serasa é possível acessar o score dos consumidores, que pontua o nível de risco de liberação de crédito que há no seu CPF. Quanto menor for a pontuação, mais risco a instituição apresenta na liberação.
Coisas que podem afetar a pontuação do score: atrasos de pagamento, dívidas, cheques sem fundo, protestos e ações judiciais. É possível abrir consultas ao CPF no órgão, para ver como anda essa pontuação, porém, utilizar essa ferramenta com frequência pode acabar impactando no histórico do score.
Por isso é possível excluir o histórico de consultas do CPF, mas a Serasa não recomenda que isso seja feito, ainda mais se a ideia for melhorar a pontuação. Isso porque a exclusão do histórico pode afetar negativamente nesse número.
Mas se mesmo assim for seu desejo fazer a limpa nesse histórico, nós trouxemos um passo a passo para você seguir.
No site da Serasa você encontra um termo de responsabilidade, que deve ser impresso e preenchido com as consultas que você não têm conhecimento. O termo deve conter sua assinatura e tem de ser enviado pelos Correios junto com uma cópia de um documento de identidade com foto (como RG, Carteira de Trabalho, CNH) e uma cópia do CPF.
A assinatura do termo deve ser igual à do documento de identidade e não é válida a assinatura eletrônica, exceto se ela for autenticada em cartório, com firma reconhecida. O endereço para o qual o documento deve ser enviado é: A/C Gestão de Requerimentos Administrativos, Av. Dr. Heitor José Reali, 360, CEP 13571-385 – São Carlos/SP.
A Serasa não faz exclusão de consultas ao CNPJ, bem como do SPC Brasil e outros órgãos de proteção de crédito. O que ela pode fazer, nestes casos, é repassar esse desejo do solicitante aos órgãos descritos e deixar por eles a escolha de exclusão.
Por fim, lembramos que as solicitações são analisadas e podem demorar algum tempo para que se tenha resultado, ainda mais porque se trata de um documento enviado pelos Correios. Por isso é preciso considerar um certo tempo para analisar se sua solicitação foi, de fato, atendida.

-
Finanças21 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política1 dia atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
R$ 2 bilhões esquecidos: herdeiros podem resgatar valores de falecidos
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras e Braskem firmam acordo por carbono