Finanças
Educação financeira: Como aprender a lidar com o dinheiro?
A autonomia financeira é alcançada a partir do momento em que o dinheiro se torna algo saudável para administrar.
A educação financeira precisa fazer parte da vida de quem deseja adquirir independência financeira. Saber lidar com o dinheiro e administrar bem as finanças é a meta de vida de muitas pessoas.
O dinheiro pode não ser a base de grandes felicidades da vida de uma pessoa, mas cria caminhos para que algumas dessas felicidades ocorram, pois é com ele que realizações acontecem: viagens, casa própria, a compra de um carro, as compras no mercado e, como consequência disso tudo, uma vida de realizações, desde as coisas mais básicas às mais complexas.
Para quem possui pequenas empresas, a gestão financeira é o principal recurso para que o negócio esteja funcionando e com possibilidades de crescimento, pois o faturamento é o que dá vida longa ao empreendimento.
Por isso, ao aprender a lidar com o dinheiro de forma saudável, seja para o mundo profissional ou para o pessoal, é indispensável para enfrentar desafios e estar pronto para eles.
Em 2019, Adriana Silva, 51 anos, enfrentou esse momento de desafio na vida e relatou o caso: “Tive uma suspeita de câncer, não era maligno, graças a Deus, mas eu precisaria passar por uma cirurgia no início de 2020”.
A filha de Adriana, ao se preocupar com a situação da mãe, teve a ideia de abrir brechó como auxílio financeiro. Assim, em meio ao que mais preocupava a família, surgiu a realização de um sonho antigo. “Dia 8 de fevereiro a loja nasceu e eu fui operada no dia 12 do mesmo mês. Essa loja tem um valor muito grande, pela causa que defende e uma simbologia nas nossas vidas”.
O desejo de empreender já existia na família, mas o que verdadeiramente motivou a abertura do negócio foi a preocupação com a saúde da matriarca.
“Justamente nessa época, participei de um encontro com a educadora financeira Mônica Costa, que não era especificamente sobre empreendedorismo, mas que trouxe muito desse lado. Ela fez a gente perceber o quanto sabemos empreender, comercializar, o quanto isso está no nosso sangue e a gente não percebe. Aconteceu bem na época em que eu estava passando por esse momento delicado, e foi um despertar pra mim.”
Depois de abrir o negócio, as dúvidas sobre como gerir o dinheiro começaram a surgir e elas tinham dificuldades para entender como funciona o fluxo de caixa e como o contato da empresa deveria ser mantido com os clientes.
Foi assim que Adriana, para resolver os problemas que surgiram, decidiu que a melhor opção para o momento seria fazer um curso de educação financeira com a especialista Mônica Costa.
“O pequeno empreendedor não tem tanto essa separação do que é o CPF e o CNPJ, isso meio que se mistura. Quando se estuda um pouco mais, acaba aprendendo que muita coisa se aplica para ambos. O curso ajuda a melhorar o layout, nossa forma de comunicação com o público e identificar os ralos financeiros. Com isso, automaticamente você traz mais compradores, e gera também mais recorrência, o que impacta o faturamento. As vendas melhoram bem depois que se passa a trabalhar melhor.”
Educação financeira para gerir melhor o dinheiro
De acordo com especialistas, a educação financeira é um passo importante para o empreendedor e para a sociedade de um modo geral. O Brasil é um país onde muitas pessoas vivem com menos de um salário-mínimo e, por vezes, alcançar o espaço no empreendedorismo não significa que a pessoa saiba administrar o dinheiro.
Daiane Alves, educadora financeira do banco Neon, um dos maiores no meio digital, apontou que a relevância não é somente fazer a educação financeira conhecida, mas conceder acesso a essa educação. Ela afirma:
“O orçamento da maioria dos brasileiros é muito apertado. Ainda não são todos que tem acesso às mesmas oportunidades econômicas e sociais. A ausência da educação financeira é uma das barreiras que o brasileiro trabalhador enfrenta na hora de realizar um planejamento financeiro, mesmo que ele já tenha definido as metas que deseja alcançar. Para nós, na Neon, essa realidade é evidente, com isso, por meio das nossas soluções e produtos temos como objetivo incentivar o brasileiro trabalhador a entender melhor com a sua vida financeira, aproveitando ao máximo o que o dinheiro pode oferecer.”
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp