Mundo
Atenção quando viajar para outros países; saiba quais hábitos evitar
Quando se viaja para outros países, é necessário respeitar a cultura e os costumes locais. Saiba quais hábitos evitar para não soar rude.
Quando se vai viajar, é preciso se atentar aos costumes do país de destino, mesmo os mais esquisitos e incomuns, a fim de não parecer mal-educado.
Isso porque precisamos ter em mente que nossa cultura não é a única no mundo, e que diversos hábitos brasileiros são incomuns em outros países. Um exemplo são os biquínis fio-dental, que são comuns nas praias do Brasil, mas extremamente desrespeitosos e considerados vulgares em outros lugares do mundo.
É interessante entender que diversos gestos também são considerados mal-educados ao redor do mundo. Em países do Oriente Médio, África Ocidental e até países da América Latina, fazer o sinal de “joinha”, que para nós um sinal de positivo com o polegar para cima, é o equivalente a mostrar o dedo do meio no Brasil.
Então, caso algum desses seja seu destino, fique atento e prefira direcionar apenas um sorriso, por via das dúvidas.
Outro sinal que soa ofensivo é o sinal de “ok” com as mãos. Na Turquia, esse sinal é extremamente ofensivo, em especial para homossexuais.
Sabe o costume que temos de servir aquele cafézinho para a visita? É uma regra de educação que aprendemos com nossos pais e avós, no entanto, não espere isso dos suecos, pois lá não é comum oferecer comida aos convidados, e você não deve se sentir ofendido com isso. É apenas um costume diferente do nosso.
Ao receber um presente em países como China e Índia, segure a ansiedade e não abra na frente de quem te presenteou. Isso pode soar ofensivo e ganancioso.
Quando se viaja para os Estados Unidos, é esperado que você dê gorjetas ao garçom que te serviu, no entanto, no Japão, oferecer gorjeta soa degradante. Por isso, lá, mesmo que o serviço tenha sido impecável, não dê gorjetas ao funcionário.
No Chile, é educado comer tudo utilizando talhares, até mesmo batatas fritas. Comer com as mãos soa mal-educado para os chilenos, o que não aconteceria na África ou países sul-asiáticos.
Esqueça o que sua mãe disse sobre deixar o prato limpo após as refeições, especialmente na Tailândia, China e Rússia. Nesses países, limpar o prato significa para os anfitriões que eles não te serviram o suficiente e você ainda está com fome.
É hora de fazer as malas sem medo. Agora você pode viajar mais tranquilo, sem receio de ser mal-educado e ofender os habitantes locais do seu país de destino.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira