Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Dados do IBGE mostram MENOR taxa de desemprego no país desde 2015

Com o avanço da economia, o mercado de trabalho está aquecido, e a taxa de desemprego apresenta grande queda.

Publicado

em

Durante a pandemia, as taxas de desemprego no Brasil foram às alturas, gerando um problema econômico muito grande no país e causa transtornos até hoje. A boa notícia é que estes números variam muito entre os anos. Sendo assim, é com muito alívio que anunciamos que a situação tem melhorado após um longo período de crise.

Taxa de desemprego recua

O que deixa isso claro são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego caiu de 9,3% para 8,7% entre julho e setembro, tornando-se a taxa mais baixa desde 2015.

No começo de 2021, ela estava em 12,6%, ou seja, muito acima da atual. A recuperação da economia tem gerado um “boom” de empregos, que melhora não apenas a vida do cidadão mas também todo o mercado.

Se formos analisar os Estados Unidos, por exemplo, veremos que hoje o país encontra-se com a maior taxa de desemprego desde 1930, quando aconteceu a Grande Depressão. Sendo assim, podemos considerar que o Brasil tem caminhado bem nessa pós-pandemia.

Uma taxa alta de desemprego afeta muito negativamente a economia, já que as pessoas deixam de comprar quando estão sem renda, o que obriga as empresas a demitir funcionários por falta de recursos ou corte de gasto. Isso pode dar início a um ciclo bem preocupante. Um que parece estar sendo superado pelo Brasil.

Nestes casos, o governo também sofre as consequências, já que precisa gastar dinheiro com políticas públicas para levar assistência à população, além de tentar recuperar a economia com apoio a empresas e indústrias. Esse tipo de medida pode acabar influenciando em cortes de investimentos de outras áreas, já que a economia requer urgência.

Outro prejuízo de uma taxa alta é a dívida acumulada, que acaba influenciando no poder de compra do consumidor e no aumento da busca por empréstimo pessoal. O Brasil no momento conta com uma porcentagem muito alta de população endividada. Todos esperam que isso diminua nos próximos meses com a retomada dos empregos.

Alguns incentivos que são benéficos para levantar a economia são os cortes de impostos, incentivo à educação, investimento em infraestrutura e ainda o apoio aos desempregados para que encontrem novas vagas. Com o tempo a economia vai crescendo e novos postos de trabalho vão surgindo, elevando o país para um patamar de prosperidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS