Conecte-se conosco

Automobilística

Lei dos faróis; saiba quando usar os faróis nas estradas e rodovias

Existem várias luzes em nossos carros. Saiba o que mudou na lei dos faróis e fique atento ao seu uso nas estradas.

Publicado

em

Existem várias luzes em nossos carros: indicadores que funcionam como faróis de perigo, luzes traseiras que ficam ao lado das luzes de freio e faróis que podemos definir em diferentes modos.

Continue lendo para descobrir quais faróis você encontrará em seu veículo e o que elas fazem.

Faróis baixos

Os faróis baixos são os faróis mais usados; mais brilhante que as luzes laterais, mas não tão brilhante quanto os faróis cheios.

Eles recebem esse nome porque estão inclinados para baixo, em direção à estrada. O interruptor para ligá-los geralmente é encontrado no mostrador do painel ou na haste do indicador de seta, embora muitos carros mais novos tenham luzes de circulação que funcionam sem a entrada do motorista.

Quando usar faróis baixos

O código de trânsito brasileiro diz: “Você deve usar os faróis quando a visibilidade estiver seriamente reduzida”, com ‘seriamente reduzida’ definida como quando você conseguir ver menos de 100 metros à sua frente.

Isso significa que eles devem ser ligados durante a noite e durante o mau tempo. Além disso, eles deve ser utilizados durante o dia em estrada que não sejam duplicadas.

Farol alto

Os faróis altos são o tipo de farol mais brilhante em veículos normais.

Eles têm um ângulo mais alto do que os faróis baixos, permitindo que você veja mais da estrada.

O interruptor para ligá-los geralmente fica próximo ao interruptor dos faróis baixos e eles podem usar um conjunto diferente de lâmpadas.

Quando usar farol alto

Você só deve usar faróis máximos em trechos de estrada sem iluminação à noite.

Ao encontrar tráfego que se aproxima (incluindo ciclistas ou pedestres), seguir outro veículo ou dirigir em curvas à esquerda, você deve desligar os faróis altos, pois eles podem ofuscar e causar acidentes.

Faróis de neblina

Os faróis de neblina foram concebidos para atravessar o nevoeiro e a neblina, ao contrário dos faróis altos que são refletidos pelo nevoeiro.

Eles geralmente vêm em dois conjuntos, dianteiro e traseiro, com os interruptores codificados por cores: âmbar para faróis de neblina traseiros e verde para faróis de neblina dianteiros.

Na maioria dos carros, você precisará ligar os faróis baixos antes de pressionar ou girar o interruptor do farol de neblina.

Quando usar faróis de neblina

Você só deve usar os faróis de neblina quando a visibilidade for inferior a 100 metros.

É importante não usar os faróis de neblina quando a visibilidade é melhor, pois você corre o risco de ofuscar os outros motoristas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS