Agronegócio
O verdadeiro motivo por trás dos adesivos nas frutas
Você já se deparou com frutas adesivadas em alguns lugares? Entenda porque colam adesivos nos alimentos.
Você com certeza já se deparou, em algum estabelecimento, com frutas que possuíam um adesivo colado. Sabe o motivo por trás disso? Entenda a seguir.
Resumidamente, as frutas são etiquetadas nos casos em que os produtos chegam por meio de importação. O método nada mais é que uma forma de facilitar a identificação dos itens. Além de auxiliar na identificação da carga na hora do rastreamento, ele também é útil caso possíveis acidentes coloquem em risco a segurança do alimento.
Códigos PLU
Existe um sistema de código, muito utilizado no exterior, que ajuda no processo de operação de venda. Chamado de “Price Look Up”, ou PLU, esse código geralmente utilizado para rastreamento em algumas etapas da cadeira de distribuição de legumes e frutas.
O sistema possibilita que todos os envolvidos no processo de produção, compra e venda, desde o produtor até o varejista, saibam todas as características dos alimentos, como seu tamanho, preço e origem.
É essa organização que dita o custo final das frutas, ou seja, quanto o consumidor pagará para ter o produto em sua mesa, levando em consideração qualidade e preço justo.
Sinalização de produtos orgânicos
Além dos motivos já citados, o código PLU também sinaliza quando o produto é orgânico, tendo se tornado um sinônimo de seleção de mercadoria. O selo eleva a credibilidade do estabelecimento, fidelizando ainda mais o público que prioriza qualidade.
A maioria dos consumidores que busca por esse tipo de alimento, principalmente no caso de frutas e legumes, quer exemplares bem expostos e com aparência mais agradável e atrativa.
Mais eficiência nos negócios
O sistema de código PLU foi criado em 1990, nos Estados Unidos, mas logo outros países passaram a adotar a ideia e adequá-la de acordo com suas necessidades locais. Ele possibilitou o rastreamento da mercadoria, o que ajuda na padronização da qualidade e garante que ele chegará às prateleiras em bom estado.
A padronização possibilitada pela implementação do PLU levou ao conhecimento de toda a trajetória do alimento, desde sua origem, passando pelo percurso da carga, até o estabelecimento de destino.
Funcionamento do PLU (Price Look Up)
O código é geralmente composto por uma sequência numérica de 4 a 5 dígitos. Os alimentos são etiquetados individualmente com o número correspondente, mas ainda pode existir variações numéricas para um mesmo produto.
Cada fruta possui uma sequência diferente. A banana comum, por exemplo, tem o código PLU 4011. Já a banana orgânica recebe uma modificação numérica, tendo como PLU o número 94011, muito útil na hora de organizar a venda.
Mesmo que não seja um sistema perfeito e livre de falhas, a etiquetação ajuda a garantir que o consumidor tenha acesso a produtos selecionados e de qualidade padronizada.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Política10 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas