Automobilística
Deixar o pneu de seu carro descalibrado pode aumentar o consumo de gasolina? Entenda
Você é um daqueles motoristas que sempre garante que os pneus do veículo estejam calibrados? Isso afeta ou não no consumo de combustível?
Com os preços dos combustíveis cada vez mais altos, todos os costumes que nos permitem economizar são bem-vindos. Mas o de manter os pneus calibrados afeta o consumo do veículo? Saiba agora!
A pesquisa foi feita pelo Autoesporte e utilizou como objeto de estudo o veículo Chevrolet Onix Plus para responder a essa dúvida dos brasileiros. Os pneus são as únicas peças do carro que tem contato direto com o solo. Dessa maneira, as condições em que eles estão afetam a locomoção.
Vale lembrar que o Onix Plus, veículo da Chevrolet, é considerado um dos carro mais econômicos disponível no mercado brasileiro.
Na pesquisa, não foi levado em consideração os gastos adicionais, como desgaste do pneu ou diminuição da vida útil de outros componentes. Ambos podem ser gerados por dirigir com os pneus murchos, mas não foram incluídos na conta dessa vez.
A primeira avaliação feita no veículo foi com os pneus calibrados na pressão indicada pelo fabricante, ou seja, 35 psi. Depois, levando em consideração a mesma velocidade, marchas e ritmo, o teste foi refeito com os pneus em 20 psi.
Dessa forma, foi possível perceber que, além dos pneus se desgastarem mais, pois há uma maior área de contato entre o pneu e o chão, também foi possível perceber que o carro consome mais combustível com o pneu murcho.
Com os pneus devidamente calibrados, o veículo da Chevrolet Onix Plus conseguiu rodar 22,4 quilômetros por litro. Já com a calibragem baixa, ou seja, com o pneu murcho, seu desempenho caiu para 21,9 quilômetros por litro.
Mesmo que a diferença pareça ser pequena, quando levamos em consideração, por exemplo, um ano rodando com o pneu não calibrado, a diferença no custo é de 111 reais.
Mas o fator mais decisivo do que o monetário é a segurança, visto que para uma maior proteção, os pneus devem estar devidamente calibrados.
Então, para a economia e segurança do condutor e dos passageiros do veículo, sempre mantenha os pneus na pressão indicada pelo fabricante.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política21 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo16 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Automobilística2 dias atrás
Carro elétrico mais barato do Brasil custa menos de R$ 100 mil