Conecte-se conosco

Política

Lula vai retomar relações com Venezuela, diz futuro ministro Mauro Vieira

O futuro chanceler disse que Lula pediu a ele que trouxesse o Brasil de volta ao cenário internacional.

Publicado

em

Mauro Vieira será o próximo ministro das Relações Exteriores no governo Lula. Em entrevista ao portal G1 na quarta-feira (14), ele afirmou que Lula ordenou novas conversas diplomáticas com a Venezuela.

Vieira ressaltou que uma equipe de negócios será enviada ao país, a partir de 1º de janeiro. O objetivo é reativar os prédios brasileiros na Venezuela e abrir novamente a embaixada. Já está nos planos de Lula nomear um embaixador para atuar junto ao governo venezuelano.

O futuro chanceler disse que Lula pediu a ele que trouxesse o Brasil de volta ao cenário internacional. Vieira disse que é preciso as relações internacionais com os principais blocos mundiais, em especial EUA e União Europeia.

O novo ministro também disse que a as negociações para entrar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) seguirão avançadas.

A intenção do Brasil de ingressar na OCDE começou durante o governo Temer e se tornou uma prioridade do governo Bolsonaro. Em janeiro, a OCDE convidou oficialmente o Brasil para negociar sua entrada no órgão e, em outubro, o governo apresentou o primeiro memorando sobre o grau de conformidade da legislação, políticas e práticas nacionais do Brasil com os padrões estabelecidos pela organização. em 32 áreas diferentes.

Vieira também falou sobre o acordo Mercosul e União Européia. Ele disse que saberia sobre o andamento das negociações, mas o governo eleito pretende levar adiante o acordo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS