Conecte-se conosco

Mundo

Congresso americano planeja banir TikTok do país

O senador republicano Marco Rubio apresentou um projeto bipartidário para banir a rede social chinesa TikTok nos Estados Unidos.

Publicado

em

O  senador republicano dos Estados Unidos, Marco Rubio, apresentou um projeto para tentar proibir o TikTok no país. 

O argumento utilizado pelo republicano seria que o aplicativo “pode ser usado para espionar ou censurar norte-americanos, levantada ainda no governo de Donald Trump, que já queria proibir o app de ser baixado”.

Rubio reiterou que, por meio do projeto, “a legislação bloqueia todas as transações de qualquer empresa de mídia da China e da Rússia ou sob influência delas”.

As acusações surgiram após relatos de que hackers chineses, com suporte do governo da China, roubaram dos programas sociais do governo americano milhões de dólares. Foi então que o  governador do estado americano  Maryland Larry Hogan proibiu o uso de apps e serviços russos e chineses como o TikTok ,WeChat, Tencent, Alibaba e AliPay.

Sendo assim, o projeto apresentado prevê, além da proibição, o bloqueio de todas as transações realizadas pelas empresas citadas. De acordo com a Reuters, a proposta apresentada pelo senador solicita que a Casa Branca tome medidas necessárias para impedir que o TikTok acesse dados confidenciais do país. 

Segundo nota divulgada pelo gabinete do governador, os aplicativos mencionados apresentam risco de segurança cibernética para o estado, partindo do ponto de que estes “podem servir para fins de espionagem cibernética, vigilância de entidades governamentais e coleta de dados e informações pessoais”.

Em audiência realizada em novembro (2022), o diretor do FBI, Chris Wray, alegou que o TikTok gera preocupações acerca da segurança nacional, afirmando que o governo chinês poderia influenciar os usuários e até mesmo controlar os dispositivos que tenham o aplicativo instalado.

Os estados do Alabama e Utah se uniram a outros estados americanos para tentar proibir o uso do TikTok em dispositivos do governo estadual.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS