Mundo
Congresso americano planeja banir TikTok do país
O senador republicano Marco Rubio apresentou um projeto bipartidário para banir a rede social chinesa TikTok nos Estados Unidos.
O senador republicano dos Estados Unidos, Marco Rubio, apresentou um projeto para tentar proibir o TikTok no país.
O argumento utilizado pelo republicano seria que o aplicativo “pode ser usado para espionar ou censurar norte-americanos, levantada ainda no governo de Donald Trump, que já queria proibir o app de ser baixado”.
Rubio reiterou que, por meio do projeto, “a legislação bloqueia todas as transações de qualquer empresa de mídia da China e da Rússia ou sob influência delas”.
As acusações surgiram após relatos de que hackers chineses, com suporte do governo da China, roubaram dos programas sociais do governo americano milhões de dólares. Foi então que o governador do estado americano Maryland Larry Hogan proibiu o uso de apps e serviços russos e chineses como o TikTok ,WeChat, Tencent, Alibaba e AliPay.
Sendo assim, o projeto apresentado prevê, além da proibição, o bloqueio de todas as transações realizadas pelas empresas citadas. De acordo com a Reuters, a proposta apresentada pelo senador solicita que a Casa Branca tome medidas necessárias para impedir que o TikTok acesse dados confidenciais do país.
Segundo nota divulgada pelo gabinete do governador, os aplicativos mencionados apresentam risco de segurança cibernética para o estado, partindo do ponto de que estes “podem servir para fins de espionagem cibernética, vigilância de entidades governamentais e coleta de dados e informações pessoais”.
Em audiência realizada em novembro (2022), o diretor do FBI, Chris Wray, alegou que o TikTok gera preocupações acerca da segurança nacional, afirmando que o governo chinês poderia influenciar os usuários e até mesmo controlar os dispositivos que tenham o aplicativo instalado.
Os estados do Alabama e Utah se uniram a outros estados americanos para tentar proibir o uso do TikTok em dispositivos do governo estadual.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?