Conecte-se conosco

Economia

Atenção! O preço da conta de luz deve subir em até 36%: Entenda o motivo

É hora de preparar o bolso, porque a conta de luz deve ficar mais cara. Isso acontece devido ao aumento e aos custos herdados do ano passado.

Publicado

em

É importante preparar o bolso, pois a conta de luz pode subir. Esse valor deve chegar a um aumento de 36%. Isso se dá devido à “herança” dos custos financeiros deixados pelo ano passado, com o acréscimo dos novos custos.

Houve medidas que foram tomadas a fim de evitar o aumento do valor da conta de luz, no entanto, os reajustes feitos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) superam os valores do ano passado em quase 36%.

Esse valor é tão maior por conta de diversos fatores, entre eles: os custos financeiros relacionados ao preço da energia e dos encargos, que vêm do ano passado.

Podemos analisar os processos de julho de 2021, como forma de comparação. Dos 26 analisados, cerca de dez sofreram um aumento de dois dígitos, sendo o maior deles 16,45% relatado pela Enel Goiás.

Já durante este ano, desses mesmos 26, dezesseis sofrera aumentos de dois dígitos, dos quais dez ficaram acima de 20%. O maior foi registrado pela Equatorial Amapá, com o reajuste chegando a 36,8%. Ajuste esse que foi aprovado na última terça-feira, dia 13.

Helder Souza, que é o diretor de Regulação da TR Soluções, conta que durante o ano passado foi evitado um aumento de 21,5%. Dessa forma, a alta foi de 4,8%.

Assim, para o evento agora de 2022 a retirada deste financeiro negativo impacta na percepção de aumento de custo para o consumidor de mesma intensidade“, é o que explica Souza.

Ele também afirma que essa alta poderia ter sido ainda maior. Isso se não tivesse sido concedido o empréstimo Conta Escassez Hídrica. Foi a aprovação dele, ainda no ano passado, que possibilitou as distribuidoras de cobrir o forte impacto que receberiam em seus custos.

Esse aumento inflacionário não deve ser medido pelo IPCA deste ano, isso porque foram as distribuidoras que atendem as regiões metropolitanas que aplicaram o aumento.

O aumento de 36,08% vem sendo questionado por parlamentares, que consideram o valor “abusivo e desproporcional”. Dessa forma, a justiça foi acionada como forma de barrar esse aumento na Equatorial Amapá, que é a responsável por atender cerca de 120 mil unidades de consumo em todo o estado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS