A famosa rede de fast food, McDonald’s, não vende mais sorvetes no Brasil. É isso mesmo, o cardápio de sobremesas da marca americana sofreu uma grande alteração: o sorvete ficou de fora, o mais incrível é que quase ninguém notou a diferença.
Calma! Se você é um dos amantes desse delicioso sorvetinho não precisa se desesperar. É verdade que o sorvete saiu de linha em todas as lojas da rede no Brasil, mas ele foi substituído por um produto muito parecido, uma massa gelada.
A semelhança entre os dois é tão grande que muitos clientes nem perceberam a diferença. No entanto, os clientes mais atentos podem notar que existe uma mudança entre as duas sobremesas.
Mudança foi incentivada por questões fiscais
A alteração do cardápio, substituindo o sorvete pela massa gelada, foi motivada por questões fiscais, entre outras questões. Isso porque o imposto sobre o sorvete era muito alto, reduzindo o lucro para o McDonald’s – e aumentando o preço para os consumidores.
Todos sabem que a taxação no Brasil é alta e os alimentos também sofrem com isso. A alternativa adotada por algumas marcas é alterar um pouco o produto para que ele se caracterize de maneira diferente e, então, a cobrança de impostos mude um pouco.
A mesma estratégia já foi adotada, por exemplo, com relação ao também famoso “Sonho de Valsa”, antes bombom, hoje é vendido como wafer. Veja algumas taxas cobradas sobre os produtos do McDonald’s:
ICMS – O Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre é cobrado em todos os produtos comercializados no país, tanto pelos estados quanto pelo Distrito Federal. Essa taxa varia de um estado para o outro, visto que suas regras são definidas por cada unidade federativa;
PIS – O Programa de Integração Social é uma tributação federal. Ele é cobrado em todas as empresas privadas do país e é destinado às questões trabalhistas;
IPI – O Imposto sobre Produtos Industrializados é um tributo federal indireto, ele incide sobre todos os produtos industrializados nacionais ou importados.
Com a alteração feita pelo McDonald’s em seu cardápio de sobremesas, a empresa espera reduzir o impacto da cobranças dessas taxas no valor dos seus produtos.