Conecte-se conosco

Commodities

China dobra exportação de diesel em agosto com grande estoque doméstico

Embarques de diesel da China atingiram 1,09 milhão de toneladas no mês passado.

Publicado

em

Em agosto, as exportações de diesel da China dobraram em relação a julho, chegando a 1,09 milhão de toneladas, conforme refinarias embarcam o combustível para o exterior para diminuir os estoques locais, mesmo com margens de exportação reduzidas.

Os dados divulgados nesta nesta quarta-feira são da alfândega, e apontam que recuperação nos embarques reverteu quatro meses de quedas.

As exportações caíram 18% frente ao mesmo período de 2019, de acordo com dados da Administração Geral de Alfândegas da China, mesmo com o firme ganho em relação a julho, quando totalizaram 550 mil toneladas.

Na comparação anual, os embarques de gasolina do país avançaram 15%, para 1,22 milhão de toneladas, ante a 1,12 milhão de toneladas de julho. Por sua vez, as exportações de querosene de aviação recuaram incríveis 75% na comparação anual, para 300 mil toneladas.

Em julho, o processamento de petróleo em refinarias da China subiu para um recorde de 59,56 milhões de toneladas, e registrou o segundo maior patamar da história em agosto, com o país se recuperando dos impactos da pandemia de coronavírus. Com isso, os estoques de gasolina e diesel subiram, enquanto as margens para processamento recuaram.

“A China enfrenta uma pressão dos estoques, especialmente de diesel. Esperamos que as exportações de diesel sigam em um nível alto também em setembro”, afirmou um operador chinês.

Ainda de acordo com os dados das alfândegas, as importações de gás natural liquefeito (GNL) em agosto pela China cresceram 16% ano a ano, para 5,96 milhões de toneladas, maior nível pelo menos desde março.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS