Mercado de Trabalho
Saiba como habilitar seu PIS pela carteira de trabalho digital
Aprenda a disponibilizar essa função através do aplicativo para a carteira de trabalho, de maneira rápida e segura.
O PIS ou PASEP é destinado às pessoas que já trabalharam ou trabalham com carteira assinada. Sua identificação é feita através de um número de cadastro, que cada indivíduo recebe ao tirar sua carteira de trabalho, geralmente, em seu primeiro emprego registrado.
O Programa de Integração Social torna obrigatório que as empresas privadas depositam mensalmente um valor para um fundo de seus colaboradores, com o objetivo de equilibrar a distribuição de renda, principalmente em casos de trabalhadores que recebem menores salários.
Essas contribuições de serviços privados, faz com que sejam possíveis os financiamentos de outros benefícios para a classe trabalhadora, como o Seguro-Desemprego e o Abono Salarial. Além do Programa de Desenvolvimento Econômico, através do BNDES.
Sabemos que a tecnologia visa facilitar desde pequenas, até grandes jornadas do nosso dia a dia. Por isso, há um certo tempo, a carteira de trabalho também passou a ser digital, fazendo com que não exista a necessidade de o colaborador levar o documento físico para as jornadas de contratação, demissão, entre outros.
A Carteira de Trabalho Digital torna possível o acesso ao histórico do funcionário, entre outras informações importantes. Para que o usuário possa obter dados mais completos, é necessário habilitar o número do PIS dentro do aplicativo.
Por isso, hoje vamos te guiar para que esse procedimento seja realizado com sucesso. Confira:
- Acesse o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Escolha a opção “Contratos” dentro do menu;
- Após, selecione um de seus contratos de emprego e em seguida a opção “Detalhes”;
- Dentre as informações presentes no contrato, você encontrará o número do PIS/PASEP.
Através do aplicativo, também é possível consultar o benefício de Abono Salarial. Como você também poderá conferir no passo a passo abaixo:
- Acesse a Carteira Social Digital;
- No menu, escolha a opção “Benefícios”;
- Agora, selecione a opção “Abono Salarial”;
- Informe o ano base da pesquisa;
- Através dessa informação, o sistema irá informar a disponibilidade de saque.
Esses guias possuem o intuito de levar as informações completas aos usuários e tornar as jornadas de consultas mais fáceis e rápidas para todos os trabalhadores.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes