Conecte-se conosco

Agronegócio

Vamos cultivar lichia? Tenha essa fruta saborosa à disposição em casa!

Além de nutritiva, a fruta também pode ser cultivada de forma bem simples. Veja como e aproveite para plantá-la!

Publicado

em

A lichia, fruta de sabor doce, rica em nutrientes muito benéficos para a saúde, tem origem chinesa, mas se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil.

A fruta pode ser propagada por meio do caroço, de forma bem simples, gerando uma nova árvore frutífera. Para isso, portanto, indispensável que sejam empregues os cuidados básicos do cultivo tradicional com relação a solo, luminosidade, regas e adubação, além de muita paciência.

Sendo assim, se você tem especial interesse em cultivar a fruta, acompanhe o passo a passo para obter sucesso no plantio.

Plantio e propagação

A maneira mais fácil de plantar lichia é a partir de uma muda, que você pode adquirir em um viveiro certificado. Outra opção é realizar o plantio a partir do caroço do fruto. Lembrando que esse processo é mais lento e requer mais atenção.

Para isso, selecione alguns caroços, tire toda a polpa e deixe que eles sequem por alguns dias.

Prepare um pequeno vaso com terra vegetal e abra um buraco do tamanho da semente pouco abaixo do nível da superfície (aproximadamente 1 ou 2 dedos). Enterre a semente com a pontinha virada para cima e depois cubra com terra.

Mantenha o vasinho com a terra sempre úmida e nunca encharcada. A planta deve brotar em mais ou menos 1 mês. Quando ela estiver com 30 cm de altura é sinal que já pode ser replantada em local definitivo.

Transplantação e cuidados

O processo de replantar lichia é o mesmo para mudas compradas e mudas produzidas em casa. Assim, você pode fazer o cultivo em um vaso grande ou diretamente na terra.

Na hora de escolher, leve em conta que a lichia é uma planta que depende do sol para se desenvolver e gosta de locais arejados.

Realize a transplantação entre junho e julho. O replantio da muda de lichia deve ser feito em solo rico em matéria orgânica. Desse modo, cubra a raiz da muda com terra e, em seguida, umedeça o solo. Regue sempre que o substrato estiver muito seco. 

Depois que a planta se desenvolver é necessário fazer adubações para potencializar o processo de frutificação. Sendo assim, periodicamente, adube com matéria orgânica. Isso vai garantir que sua plantinha fique forte, vigorosa, menos suscetível a pragas e ainda dê bons frutos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS