Política
Perigo iminente contra Lula leva governo a criar novo órgão de defesa
Terá estrutura vinculada ao Palácio do Planalto.
O perigo iminente contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) leva o governo federal a criar um novo órgão de defesa.
A instituição devera cuidar da segurança de Lula e esvaziar as atribuições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que deverá ser reformulado.
Isso porque o GSI foi, supostamente, aparelhado pelo atual governo e a equipe de transição alega que há risco para a vida do novo presidente.
Desta forma, os militares das Forças Armadas não serão mais responsáveis pela segurança presidencial, conforme noticiou O Globo, hoje.
O novo órgão terá estrutura vinculada ao Palácio do Planalto e deverá ser comandado pelo delegado da Polícia Federal Alexsander Castro Oliveira, que participou da equipe de segurança da campanha eleitoral.
Vale destacar que, atualmente, o GSI é comandado pelo general reformado do Exército Augusto Heleno. Esses integrantes também citam que regimes democráticos têm a segurança presidencial feita por civis, e não pelas Forças Armadas.
Movimentação política de Lula, hoje
Ainda de acordo com O Globo, Lula deixou o hotel onde está hospedado em Brasília por volta das 15h de hoje e seguiu para São Paulo, onde passará o Natal com a família. A senadora Simone Tebet, cotada para comandar o Ministério do Meio Ambiente, e o novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o acompanharam no avião.
O carioca destacou que Lula passou a manhã em reuniões que devem indicar quem serão seus próximos ministros. A última aconteceu com a ex-ministra Marina Silva, que está cotada para assumir a Autoridade Climática durante o novo governo. Lula passou cerca de 1h30 na companhia de Marina.
Também traz que auxiliares de Lula disseram que o presidente eleito deve retornar a Brasília na segunda-feira. O próprio Lula prometeu divulgar novos nomes para o primeiro escalão de seu governo até terça-feira, após o Natal.

-
Finanças12 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo4 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio16 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento