Curiosidades
Réveillon: aproveite seu espumante que sobrou na garrafa com estas dicas
Sobrou espumante das festas de fim de ano? Não se preocupe! Siga estas dicas para aproveitar o máximo do sabor da bebida.
Na festa em comemoração ao ano novo as pessoas têm muitos rituais, tradições, costumes e simpatias para que o próximo ano seja bom. Dentre elas, estão pular sete ondas, usar roupas brancas, soltar fogos, comer lentilhas, uvas, rabanada, frutas secas e bacalhau, e muito mais.
Uma das tradições que mais se destaca é estourar uma garrafa de champanhe à meia noite do dia 1 de janeiro. Na verdade, esta é uma tradição milenar que atravessa gerações nas comemorações de muitos momentos importantes.
A princípio, o champanhe era uma bebida de luxo, portanto, séculos atrás, somente a alta sociedade o consumia. Com a Revolução Industrial, a bebida passou a ser consumida pela classe média. Naquela época, ter uma garrafa de champanhe em casa era praticamente um sinal de ostentação.
Com o passar das décadas, o champanhe se tornou uma bebida acessível a todas as classes sociais. Portanto, é comum hoje em dia estourar uma garrafa de champanhe em diferentes eventos comemorativos.
A União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) estima que durante o período das festas de fim de ano, entre os dias 25 e 31 de dezembro, as vendas de espumante aumentam pelo menos 15%.
Aqui nós chamamos o champanhe de espumante porque a legislação da França, país de origem da bebida, não permite que ela seja intitulada da mesma maneira se for fabricada em outros países. Por isso, a partir de agora, passaremos a tratar o champanhe como espumante.
Mesmo sendo mais acessível a todos hoje em dia, podendo ser adquirido por R$ 20, o espumante ainda passa essa visão luxuosa. Assim, muitos compram a bebida apenas pela beleza de estourar a garrafa e, por fim, nem se agradam tanto com o sabor. Com isso, litros de espumante sobram nas comemorações de fim de ano.
Mas afinal, o que pode ser feito com o espumante que sobra das comemorações? A princípio, no que diz respeito à conservação do sabor da bebida, a garrafa pode ser guardada sem tampa na geladeira, mas com um plástico filme por cima. Isso irá garantir que o sabor seja mantido.
Vale destacar que não é aconselhável esperar muitos dias para tomar o espumante que sobrou, pois a bebida perde sua qualidade.
Para aproveitar o sabor do espumante, o ideal é tomar a bebida em copos exclusivos de espumantes. Eles são estreitos e altos, e com isso, o aroma é concentrado.
A bebida deve sempre ser armazenada em pé na prateleira da geladeira ou na adega. Quando o espumante é guardado “deitado”, o contato com a rolha pode resultar em uma alteração do sabor.
O ideal é que o espumante esteja entre 6 e 8 graus na hora em que for servido. No entanto, apostar em temperaturas diferentes pode despertar sabores e aromas interessantes.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos12 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF9 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Bancos21 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?