Conecte-se conosco

Agronegócio

Nozes para ‘nozes’: veja o passo a passo de como realizar o cultivo

Saiba como cultivá-la da maneira correta e desfrute dos benefícios da oleaginosa em casa. Confira mais detalhes abaixo.

Publicado

em

Muito comum nas receitas de final de ano, utilizar nozes no preparo de pães e bolos. Além de deliciosas, essas oleaginosas são muito benéficas para a saúde. Mas, você sabia que dá para ter o seu próprio cultivo em casa?

Pensando nisso, hoje vamos ensinar como realizar o plantio das nozes em casa e as principais dicas para um cultivo de sucesso. Confira!

Como plantar nozes em casa 

O plantio das nozes possui diversas particularidades, mas se cultivadas da maneira correta, logo você colherá ótimas oleaginosas. 

As nozes nascem em árvores que crescem bastante, entretanto, algumas espécies desse alimento são tóxicas para as plantas cultivadas no mesmo solo, como a noz preta. Dessa forma, é importante evitar plantar as nozes próxima a plantas como pinheiros, macieiras e pés de tomate.

Veja a seguir o passo a passo, dicas e curiosidades para que a sua noz se desenvolva bem.

Passo a passo de como plantar nozes 

1º passo

Primeiro, para realizar o plantio, você precisa aderir uma semente que não foi tratada, nem processada. Suas nozes devem ser naturais, descascadas e recém-colhidas, podendo ser encontradas durante o outono.

2º passo 

O segundo passo é cultivá-la na época certa! A nogueira, como é chamada a árvore das nozes, se desenvolve bem no clima frio, mas você pode realizar o plantio em locais de climas mais amenos.

Além disso, o solo deve ser de boa qualidade, bem drenado e argiloso, com pH entre 5 e 8. É importante evitar o cultivo em terrenos pedregosos e inclinados.

3º passo

Depois de escolher a espécie de nogueira que se adapta ao seu local de plantio, retire a casca ou plante a semente inteira. Por ser muito dura, você deve deixar a semente na água durante 3 dias. Feito isso, quebre e descasque as sementes.

Com as sementes descascadas, deixe as nozes na geladeira em sacos plásticos de 2 a 4 meses para auxiliar na geminação. Se o plantio for de grandes quantidades, cave um buraco em solo drenável de 3 a 6 metros de profundidade, encha com camadas de areia, folhas e palhas.

Coloque uma tela para impedir animais de acessar as sementes. Retire as sementes da geladeira ou desenterre após os 90 dias, e separe as que já estão com brotos. Depois disso, basta realizar o plantio.

4º passo

Quanto ao plantio, ele pode ser feito tanto em vasos, quanto diretamente no solo. Se você preferir cultivá-la em vasos, escolha um bem drenável, com furos no fundo. Faça um buraco e enterre a semente com os brotos. Em seguida, regue o solo, deixando-o úmido, mas sem exageros.

Se você preferir plantar a semente diretamente no solo, é importante lembrar da toxidade das nozes. Dessa forma, escolha um local longe de outras plantações.

Em seguida, faça buracos de 5 a 7 cm de profundidade, coloque as sementes com brotos e cubra com terra. Regue o solo, deixando-o úmido e pronto! Em 2 anos, suas mudas já estarão crescidas, saudáveis e totalmente naturais.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS