Economia
Atenção, aposentados! A Revisão da Vida Toda do INSS pode não ser benéfica a você
Isso mesmo, os aposentados precisam se atentar, já que a chamada Revisão da Vida a Toda não favorece todos os beneficiários.
É isso mesmo! Os idosos precisam se atentar, visto que a Revisão da Vida Toda pode não ser vantajosa a todos os beneficiários.
Essa revisão recalcula o valor do benefício do aposentado, no entanto, pode vir a aumentar ou diminuir o valor a ser recebido.
Agora é permitido que sejam incluídas nos cálculos as contribuições feitas antes de 1994. É por esse motivo que foi criada a Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quem pode solicitar o recalculo são aqueles que tiveram contribuições antes de 1994 e se aposentaram entre 1999 e o ano de 2019, além daqueles que receberam a primeira parcela do benefício há menos de 10 anos.
No entanto, é necessário se atentar, pois a revisão pode não ser benéfica para alguns dos segurados do Instituto. Cada situação é particular. Para alguns, o valor do benefício pode aumentar, mas, para outros, ele pode diminuir.
Alguns especialistas não aconselham que todos os beneficiados do benefício solicitem a revisão. Isso porque o recálculo pode fazer com que o segurado passe a receber um valor menor do que o que recebe atualmente.
Dessa forma, mesmo que alguns beneficiários consigam vantagens ao fazer a revisão, isso não acontecerá com todos. Se os salários que você recebeu enquanto contribuía antes de 1994 eram baixos, não será vantajoso adicionar esses ao seu cálculo.
Agora, se você possuía salários altos antes desse ano, a revisão pode ser vantajosa e aumentar o valor do seu benefício.
Quem pode e como deve ser solicitada a revisão?
Existem diversas modalidades para conseguir se aposentar pelo INSS. Dessa maneira, algumas delas têm o direito de solicitar a revisão.
São elas, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, aposentadoria da pessoa com deficiência, pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-doença.
Para solicitar a revisão do seu benefício, você deverá apresentar uma carta que comprove que você recebe o benefício junto a um extrato de contribuição para com o INSS (CNIS), assim como contracheques, carnês do INSS, carteira de trabalho, CPF, identidade e um comprovante de residência.
Não é necessário, mas a ajuda e a orientação de um advogado profissionalizado na área pode ser importante tanto na decisão quanto para dar entrada no processo de revisão.

-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas2 dias atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia22 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Carreira11 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança