Conecte-se conosco

Mundo

Brasil perde Pelé, o maior jogador da história do futebol, aos 82 anos de idade

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, devido a um câncer de Cólon.

Publicado

em

Hoje, perdemos o melhor jogador de futebol do mundo. Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, faleceu aos 82 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele sofria de câncer de cólon desde 2021 e estava internado há um mês devido às complicações da doença.

Pelé nasceu em Minas Gerais, mas foi criado em São Paulo, onde começou sua carreira no futebol. Ele foi casado três vezes e teve, ao todo, sete filhos. Hoje, deixa a esposa Márcia Aoki, com quem estava casado desde 2016.

Conhecido como Rei do Futebol, Pelé foi o maior artilheiro do mundo, com 1.283 gols em 1.363 disputadas. Ele também foi tricampeão mundial com a seleção brasileira, nas copas de 1958, 1962 e 1970. O astro foi o único jogador do mundo a vencer três Copas do Mundo.

Em 2000, o Comitê Olímpico Internacional lhe deu o prêmio de Jogador do Século, além de receber um dos prêmios de Melhor Jogador do Século da Fifa.

Mas sua carreira começou muito antes, no Santos Futebol Clube, aos 15 anos de idade. Aos 16 anos, ele participou do seu primeiro jogo pela seleção brasileira, contra a Argentina no Maracanã. Aos 17 anos, venceu sua primeira Copa do Mundo, na Suécia, em uma final contra a França, marcando dois gols.

Em 1974, ele se aposentou dos campos, porém, recebeu uma proposta do Cosmos no ano seguinte, de Nova York, para voltar a jogar por um valor de US$ 7 milhões. O contrato durou três anos e, em 1977, ele pendurou as chuteiras.

Pelé também participou de produções artísticas, como cinco filmes brasileiros, três documentários sobre a sua carreira e um filme internacional. Em 1995, o jogador de futebol começou sua carreira política, quando foi indicado como ministro do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Apesar de todo brilhantismo em sua carreira, o astro passou por diversas polêmicas em sua vida pessoal. Em 1964, Pelé teve uma filha fora do casamento, com uma empregada doméstica, na qual ele não registrou.

Mesmo provando a paternidade na justiça, Pelé não reconheceu a filha Sandra, que faleceu em 2006, também vítima de um câncer. Por não ter proximidade com a filha, Pelé não compareceu ao enterro.

Seu filho do primeiro casamento, Edinho, também teve problemas com a justiça e chegou a ser preso por racha e envolvimento em quadrilha por tráfico de drogas. Ele teve mais uma filha fora do casamento, Flávia Kurtz, que nasceu em 1970, fruto de um relacionamento com Lenita Kurtz.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS