Conecte-se conosco

Artigos

Conheça o bilionário que doou todo seu patrimônio e hoje leva uma vida humilde

O que para muitos é sonho, para outros se torna fardo. Um bilionário de 83 anos decidiu largar a vida de milhões para viver de forma humilde. Confira sua história!

Quem nunca sonhou em abrir a conta bancária e ver mais de seis dígitos, ou sair para fazer compras sem se importar com o valor cobrado? Um bilionário de 83 anos, Yvon Chouinard, criador da marca de roupas “Patagonia”, decidiu largar essa vida de milhões para viver de forma humilde.

Sua história de empreendimentos iniciou-se por meio da sua paixão por esportes. Foi devido a um hobby que ele fundou sua primeira marca de equipamentos de escalada. Assim, a marca Chouinard Equipment se tornou referência em seu nicho.

Durante esse período, Yvon decidiu ir para a Escócia. Foi então que ele teve seu primeiro contato com o mundo da moda e, a partir desse interesse, o empresário resolveu criar sua segunda marca especializada nos Estados Unidos.

Sua fábrica de roupas, fundada em 1973, desde sua criação é administrada pela família Chouinard. Recentemente foi anunciada sua parceria com duas novas entidades privadas, sendo elas um fundo especial e a ONG Holdfast Collective. Ambas as instituições atuam no combate às mudanças climáticas.

Mesmo com os bilhões rendidos com a marca, Yvon Chouinard decidiu largar aquela vida de deslumbres, poder e reconhecimento mundial, e decidiu doar sua fortuna para instituições filantrópicas.

O que para muitos foi um ato de loucura, para Yvon foi um ato de grande humildade. O ex-bilionário sempre atuou como ativista na luta pelo meio ambiente, e até mesmo recorreu ao governo norte-americano para a adesão de médias que fossem surtir efeito na proteção à natureza, mas nunca obteve a resposta esperada.

De acordo com a Forbes, mesmo quando era dono de um patrimônio de mais de US$ 1 bilhão, Yvon já vivia uma vida humilde, morando em casas comuns, dirigindo carros populares e totalmente distante da tecnologia de celular e computadores.

Atualmente, Yvon Chouinard continua ativo em sua luta ambiental e tenta criar um capitalismo consciente.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS