Conecte-se conosco

Artigos

Conheça os países que não comemoram o Ano Novo em janeiro

Existem países que não comemoram o ano novo em janeiro. As razões para isso são bem diversas e curiosas. Confira!

Embora o ano novo seja uma data muito festejada no Brasil, por se tratar de uma comemoração baseada no calendário cristão ou ocidental, existem países que não o celebram em janeiro. As razões para isso são bem diversas e curiosas.

Países que não comemoram o ano novo em janeiro

Na China, o calendário tem como base as fases da Lua e é chamado de Ano Novo Lunar. Sendo assim, a virada de Ano Novo Chinês não tem uma data certa para ser comemorada.

Segundo a tradição do país, o primeiro dia do ano tem início no dia da aparição da primeira Lua Nova, que acontece entre o dia 21 de janeiro e 20 de fevereiro, na temporada de colheita da primavera. Durante esse período, as famílias se presenteiam com envelopes vermelhos cheios de dinheiro.

Diferente do Brasil, onde as festas são decoradas com comidas, luzes claras ou enfeites nas cores dourada e branca, a festa do ano novo lunar chinês é decorada com doces típicos, recheados com ovos e dragões coloridos, além de lanternas que são espalhadas nas ruas.

Em Bali, o ano novo é culturalmente diferente. A virada de ano é chamada de Nyepi, sendo marcada pelo primeiro dia do calendário usado na cultura balinesa, o Saka, que, semelhantemente à contagem chinesa, também se baseia na Lua. O ano novo balinês acontece em março com uma comemoração com rituais de fogos por toda a cidade.

No Irã, o ano novo, chamado de Noruz, é celebrado no início da primavera, mais especificamente no fim de março. A comemoração é feita com trombetas, e na data, grãos germinados e ovos coloridos são distribuídos simbolizando crescimento.

No Sri Lanka, o ano novo leva o nome de “Aluth Avurudda” ou Ano Novo Cingalês, marcando o fim da estação da colheita, diferente de outras culturas que marcam o início da colheita.

Nesta data, as famílias abrem as portas de suas casas, como incentivo para receber a visita de amigos e familiares. Entre os pratos servidos estão pequenos bolos feitos a óleo, chamados kavum, além de pratos tropicais com banana-da-terra.

Na Índia, o Diwali, como é conhecido o ano novo, é uma festa religiosa hindu, também chamada de festival das luzes. A data é comemorada entre o fim de outubro e início de novembro. A comemoração, que dura cinco dias, é marcada pela vitória de Narakasura por Sri Krishna, deus personificado do hinduísmo.

No ano novo hindu, a população costuma usar roupas e joias novas. Já a decoração fica por conta de doces e fogos de artifício.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS