Economia
Saiba tudo que mudou no Pix antes de fazer sua próxima transação
As novas regras sobre o meio de transferência chamado Pix entram em vigor hoje. As mudanças já haviam sido anunciadas pelo Banco Central.
Novas regras para o pagamento instantâneo de transferência, o Pix, entraram em vigor no dia 02 de janeiro. As mudanças já haviam sido anunciadas no início de dezembro, pelo Banco Central.
Então, vamos a elas! O horário noturno agora pode ser personalizado para melhor atender às necessidades dos usuários, inclusive, o limite individual por transação não existe mais.
Além dessas mudanças, o valor que se pode usar nas modalidades Pix, Troco e Saque passaram por um aumento. Dessa forma, o cliente terá mais liberdade de escolha para utilizar a ferramenta do modo que mais o convém e atende às suas necessidades.
Como dito anteriormente, as mudanças já haviam sido declaradas pelo Banco Central no início do mês passado. A instituição justifica que elas foram implementadas com o intuito de trazer maior flexibilidade nas escolhas dos usuários, além de mais segurança.
O Pix entrou em vigor em 2020, como um sistema de transferência instantâneo criado pelo Banco Central. Em dezembro, essa ferramenta bateu o recorde de número de transferências, alcançando 104,1 milhões de transações por dia. Isso só foi possível graças ao pagamento do décimo terceiro dos trabalhadores.
Mudanças no Pix
Uma das mudanças é sobre a flexibilização do horário do período noturno. Antes da mudança, o período noturno era fixo, começando às 20h e terminando às 6h. Agora, o usuário poderá escolher o horário de início do seu período noturno, se ele começará as 20h ou às 22h.
Também ocorreu uma mudança quanto aos limites por transação, que deixaram de existir. Essa mudança foi sugerida ao Banco Central em setembro no Fórum Pix.
Foi levado ao Fórum que o limite por transação não era, de fato, muito efetivo. Isso porque era possível fazer vários Pix se utilizando do valor máximo, desde que permanecesse dentro do limite diário. Agora, apenas o limite diário irá permanecer, sendo este por período, diurno e noturno.
Vale lembrar que o seu limite diário poderá ser alterado a qualquer momento. Em casos de redução, as instituições bancárias deverão acatar o pedido no mesmo momento. Já em casos de aumento no limite, as instituições têm entre 24 e 48 horas para permitir o aumento.
Os valores do Pix Troco e Pix Saque anteriormente eram de 500 reais para o período de dia e 100 reais para o período da noite. Agora, os valores subiram para 3 mil reais durante o dia e 1 mil reais para o período da noite.
Para compras, o limite deixou de ser atrelado ao cartão de débito e passou a seguir os limites do TED (Transferência Eletrônica Disponível).
Agora, contas jurídicas não possuem mais limites de transferências, segundo o Banco Central. Dessa forma, cabe as instituições financeiras decidirem o valor limite.
O Banco Central também passou a permitir maior facilidade para que correspondentes bancários possam se utilizar do Pix para movimentar valores referentes aos serviços prestados.
Além disso, o Tesouro Nacional poderá pagar benefícios como aposentadoria, salários e pensões se utilizando das contas-salário dos beneficiados que são ligadas ao Pix.
Essas regras começaram a vigorar ontem, dia 02 de janeiro de 2023. As instituições financeiras que utilizam o meio de transferência Pix devem adicionar até hoje, dia 03 de janeiro, o controle de limite do Pix para seus clientes.
-
Política14 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças2 dias atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Economia2 dias atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida
-
Loterias1 dia atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona
-
Carreira1 dia atrás
Perdeu a Carteira de Trabalho e precisa comprovar vínculo empregatício? Veja como fazer