Curiosidades
Você vai se surpreender quando descobrir há quantos anos a água está no nosso planeta!
Estudo mostrou quando a água passou a existir e duas hipóteses de como ela chegou em nosso planeta. Confira o resultado da pesquisa.
Se não existisse água na Terra, seria impossível existir vida, pois ela é um elemento essencial para a nossa sobrevivência. Tanto que diversas expedições são feitas em outros planetas em busca justamente desse elemento, para cogitar o desenvolvimento de vida extraterrestre.
Mas você já se perguntou há quantos anos a água surgiu em nosso planeta? Ou melhor, quanto tempo faz que ela se tornou consumível? Se você já pensou sobre isso e não saberia responder, fique conosco, pois iremos te contar.
Um astrônomo italiano chamado Cecilia Ceccarelli iniciou um estudo sobre a criação do Sistema Solar, para saber mais informações sobre a história da água no planeta, como sua idade e quando ela se tornou apta para o consumo da humanidade.
Ceccarelli trabalha no Instituto de Ciências Planetárias e Astrofísica, que fica na Universidade de Grenoble Alpes, na França, e no Fujun Du, que é um Observatório da Montanha Púrpura, em Nanjing, na China.
O estudo mostrou a água está desde o princípio do Sistema Solar, inclusive em outros planetas onde a molécula é abundante. Sendo assim, estima-se que a água tenha a mesma idade da Terra, cerca de 4,5 bilhões de anos.
Além disso, o estudo mostrou que a fração substancial da água nos primeiros sistemas planetários era de cerca de 1% a 50%, e que isso se deu na primeira formação do Sistema Solar.
O Sistema Solar foi criado a partir de uma nuvem molecular gigante, que era feita de elementos presentes na água, principalmente e hidrogênio. Em meio a esta nuvem, houve o encontro das moléculas de hidrogênio com o oxigênio, formando de primeira uma água pesada.
Essa água pesada formava um manto de gelo por cima dos grãos de poeira, sendo esta a primeira etapa do processo. Na segunda etapa formou-se uma protoestrela, que devido sua alta temperatura acabou desencadeando a sublimação.
A sublimação nada mais é que transformar o gelo em vapor de água, e isso fez com que a estrela começasse a circular, com um disco de água e poeira ao seu redor. Era nesse disco que se encontrava todo o material necessário para a criação do Sistema Solar.
Na terceira etapa de criação do Sistema Solar, os grãos de poeira são cobertos novamente por gelo, para que na quarta e última etapa ele passasse a tomar a forma que conhecemos hoje, com planetas, asteroides e cometas girando em suas órbitas.
Embora a água tenha sido formada há 4,5 bilhões de anos, nem toda ela veio para o nosso planeta no momento da formação do Sistema Solar. Os cientistas contam com duas hipóteses para explicar como a molécula veio parar em abundância aqui na Terra.
Uma delas é que o planeta herdou a água de planetesimais, que são corpos rochosos de planetas e asteroides que deram origem a Terra. A outra é que a água chegou na Terra por meio de cometas enviados da Nuvem de Oort que estava congelada.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp