Mercado de Trabalho
Quer ser um profissional mais proativo em seu local de trabalho? Siga estas dicas
Você quer se tornar um funcionário proativo e de grande valor dentro da empresa? É importante que você conheça essas dicas que irão te ajudar muito!
Para muitos, ser um grande profissional dentro de uma empresa é uma posição de honra. O funcionário com esse perfil atrai olhares não somente no seu local de trabalho, mas até mesmo de outras empresas.
Um dos caminhos para atingir esse patamar é se tornando um funcionário proativo e, consequentemente, de grande importância. Então vamos lá, o que um funcionário deve fazer para demonstrar que está pronto para exercer suas tarefas com perfeição?
Ser proativo nada mais é do que encontrar meios mais rápidos de exercer uma atividade, ter novos olhares para uma mesma tarefa e, em geral, encontrar soluções que facilitem a vida dentro do local de trabalho. Tudo isso sem ser solicitado.
Dessa forma, ao ver algo errado, alguém que é proativo, em vez de procurar os culpados ou tentar fazer outras pessoas encontrarem uma solução, ela mesma irá procurar a resposta.
Ser esse funcionário pode te trazer diversas habilidades, como a adaptabilidade nos mais diversos cenários, uma visão mais ampla, mais destaque no meio institucional, entre outras.
No entanto, existe uma linha tênue entre ser proativo e ser inconveniente, apontando erros dentro da empresa e culpados, sem trazer uma solução.
Dessa maneira, uma das primeiras dicas para ser um funcionário proativo é “seja alguém organizado”. A organização é fundamental, tanto para evitar problemas quanto para prevê-los.
A primeira coisa a se fazer quando se chega ao local de trabalho é compreender quais são suas tarefas do dia e a ordem de importância delas.
É muito importante também que o funcionário se atente a fazer uma atividade de cada vez e não tente carregar o mundo nos braços. Fazendo uma coisa por vez, é possível fazer tudo com excelência.
Outra dica importante é sempre se perguntar como fazer algo da forma melhor, quais soluções são possíveis propor e executar, como resolver os seus problemas, com o que você pode se responsabilizar a fim de resolver uma situação, entre outros.
Por último, mas não menos importante, sugira soluções para a empresa. Dessa forma, ao notar um problema, em vez de procurar e apontar quem são os possíveis culpados, seja aquele que dá uma solução.
Para ser alguém proativo, é necessário olhar os problemas com outro ponto de vista e procurar a melhor maneira de solucioná-lo sem que o processo geral seja interrompido ou atrapalhado.
Essas são algumas das dicas para você se tornar um profissional proativo e necessário dentro do ambiente corporativo que podem te ajudar e muito a crescer no mercado de trabalho.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia13 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia17 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança